O elemento que NÃO é um pronome está sublinhado em:

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Q583892 Português
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

No Engenho do Pau d’Arco, na Paraíba, nas ruas do Recife e João Pessoa, no início do século XX, cismava, sofria, escrevia poemas, um homem jovem, magro e taciturno, que se tornaria conhecido na história da literatura brasileira pelo nome de Augusto dos Anjos.

Augusto dos Anjos vive em um ambiente de decadência, doença e luto. Mas o que desmorona não é apenas sua família: é todo um amplo setor da classe latifundiária do Nordeste atingida por transformações econômicas, sociais e políticas.
Na época em que Augusto forjava os instrumentos de sua expressão poética, o Parnasianismo e o Simbolismo eram as tendências atuantes na poesia brasileira. Tanto uma como outra influíram na sua formação, mas a nenhuma delas se filiou.
Na obra de Augusto dos Anjos aparecem, não de maneira eventual, e sim como elemento constitutivo de sua linguagem, alguns traços que caracterizam a nova poesia, a que se convencionou chamar de poesia moderna. Daí a presença, em sua obra, de elementos que o põem adiante de sua época. Mas em que me baseio para afirmar que existe, no poeta do Eu, elementos que antecipam a linguagem moderna da poesia brasileira? Para responder essa questão, devo primeiramente esclarecer o que entendo por “poesia moderna” ou “nova linguagem da poesia”.
Quando a linguagem da poesia desceu ao nível da prosa, o próprio poeta decidiu que habitaria o cotidiano e passou a ver nele não o mundo de que se deve fugir e sim o mundo que se deve transformar. A desmistificação do real implica, naturalmente, a desmistificação da linguagem. A poesia se torna, cada vez mais, o trabalho objetivo do poeta sobre a linguagem, visando exprimir a complexidade desse mundo concreto e dinâmico. Sua “ação” só terá sentido na medida em que sua linguagem não apareça como um discurso vazio a deslizar pela superfície das coisas.
Toda atividade humana é um esforço para superar a contradição sujeito-mundo. A poesia é um modo específico de tentar essa superação infinitamente recomeçada. É, por isso, um discurso deliberadamente desconcertante, que contraria a normalidade.
Para atingi-lo, o poeta moderno lança mão de uma série de recursos que constituem as características de sua nova linguagem: construção sintática inusitada, choque de palavras, enumeração caótica, mistura de formas verbais coloquiais e eruditas, de palavras vulgares com palavras “poéticas”, etc. Alguns desses recursos foram utilizados por Augusto dos Anjos.

(Adaptado de: GULLAR, Ferreira. Disponível em: jornal-daparaiba.com.br/euaugusto)
O elemento que NÃO é um pronome está sublinhado em:
Alternativas

Comentários

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GABARITO A 


a) ... o próprio poeta decidiu que habitaria o cotidiano... (5º parágrafo)
O próprio poeta decidiu ISSO --> Conjunção Integrante 

b) ... que se tornaria conhecido na história da literatura brasileira... (1º parágrafo)
Se você for no texto poderá observa que o pronome relativo "que" retoma "Um homem jovem" 

c) ... alguns traços que caracterizam a nova poesia... (4º parágrafo)
O pronome "que" retoma a "alguns traços" 

d) ... o poeta moderno lança mão de uma série de recursos que constituem... (último parágrafo)
O pronome relativo "que" retoma "recursos"

e) ... o mundo que se deve transformar. (5º parágrafo)
O pronome relativo "que" retoma "o mundo" 

PUTS. VC MATA ESSA QUESTAO PELA LOGICA


PERCEBENDO QUE 


QUANDO O QUE VEM DEPOISS DE UM VERBO --> PRONOME

      QUANDO O QUE VEM DEPOIS DE UM SUBSTANTIVO --> CONJUNÇAO


                          EU SOU UM CONCURSEIRO QUE ESTUDA ---> QUE DEPOIS de subst --> CONJUNÇÃO

       eu DECIDI QUE VOU SER CONCURSEIRO --> QUE  DEPOIS DE VERBO --> v.p.--> PRONOME

Gabarito: A; Na letra a o que é o único que não conseguimos permutar por nada, portanto conjunção integrante.

Letra B que se tornaria conhecido na .... O qual se tornaria conhecido na....
Letra C Alguns traços que caracterizam a nova poesia... Alguns traços os quais caracterizam a nova poesia...
Letra D O poeta moderno lança mão de uma série de recursos que constituem... O poeta moderno lança mão de uma série de recursos os quais constituem...
Letra E O mundo que se deve transformar... O mundo no qual ou o qual se deve transformar...
Determinação e perseverança e principalmente foco na banca do seu edital.



Pronome relativo: Quando o "que" puder ser trocado por "o qual, a qual, os quais, as quais."

Ex:... letra e (assim como nas demais alternativas com exceção da "a"): o mundo que se deve transformar = o mundo no qual se deve transformar.

Conjunção integrante: quando puder ser substituído aquele "que" em diante por ISTO.

logo, resposta letra a)... o próprio poeta decidiu que habitaria o cotidiano... o próprio poeta decidiu ISTO.

O próprio poeta decidiu ISSO

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