Com base nesse caso clínico, nos exames representados nas i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1687035 Medicina
Certa idosa de 70 anos de idade é levada ao consultório médico por familiares, com relato de dor no peito há oito horas. Quanto a comorbidades, ela apresenta hipertensão arterial sistêmica e insuficiência cardíaca. Estava em casa assistindo à televisão quando sentiu uma dor súbita no peito, de moderada intensidade, que piora com a inspiração profunda, irradiando para o dorso, em queimação e associada a palpitações e a falta de ar importante, mesmo em repouso. Nega náuseas e sudorese. Não melhora após tomar dipirona. A dor continua da mesma forma, mas o que levou os familiares a procurarem atendimento foi a piora da falta de ar. Faz uso de losartana, atenolol, espironolactona, AAS e sinvastatina. Nega etilismo e informa que tinha o hábito de tabagismo, mas parou há mais de 10 anos. Tem histórico anterior de cirurgia de artroplastia de quadril há mais de um ano. Tem ficado muito tempo em repouso, assistindo à TV, principalmente depois da pandemia de Covid-19. Ao exame físico, constatam-se PA = 89 mmHg x 59 mmHg, FC = 125 bpm, FR = 27 ipm e SatO2 = 89% em ar ambiente. A paciente está afebril, em estado geral regular, lúcida, orientada e comunicativa. As auscultas pulmonar e cardíaca mostram-se sem alterações. Observam-se abdome inocente, membros inferiores com cacifo + discreto e simétrico, panturrilhas livres e pulsos preservados. A paciente realiza o eletrocardiograma e a tomografia de tórax, conforme representado nas imagens a seguir. 



Com base nesse caso clínico, nos exames representados nas imagens e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Sabe-se que a maioria dos êmbolos pulmonares têm origem nos membros inferiores. Ao examinar a paciente, não foi observado empastamento nos membros inferiores. Pode-se, então, concluir que a hipótese diagnóstica de TEP seja pouco provável.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está errada. A embolia pulmonar (TEP) é uma condição que pode ocorrer mesmo sem sinais óbvios de trombose venosa profunda (TVP) nos membros inferiores. Estudos têm mostrado que até 50% dos pacientes com TEP não apresentam sinais clínicos de TVP. No caso apresentado, a paciente tem vários fatores de risco para TEP, incluindo idade avançada, insuficiência cardíaca, inatividade prolongada e cirurgia prévia. Além disso, os sintomas da paciente (dor torácica, falta de ar, taquicardia) e os achados do exame físico (baixa saturação de oxigênio) são consistentes com TEP. Portanto, mesmo na ausência de empastamento nos membros inferiores, a TEP ainda é uma hipótese diagnóstica plausível e deve ser investigada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo