O ensaio de dureza é amplamente utilizado na indústria meta...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q431677 Engenharia Mecânica
O ensaio de dureza é amplamente utilizado na indústria metal-mecânica, por permitir a quantificação das características de resistência à deformação permanente de materiais e componentes. Além disso, é adotado como ensaio rotineiro para controle das especificações da matéria-prima, durante as etapas de fabricação do componente.

Nesse cenário, são estabelecidas relações experimentais entre dureza
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Existe correlação experimental entre a dureza Brinel (HB) e o limite de resistência à tração (LR), dado por LR=0,36HB.

Na verdade, segundo o CALLISTER (pág97) temos: LRT(MPa) = 3,45 HB

A questão apresentou um cenário, mas acabou pedindo relações que não tem nada a ver como contexto. Acabei imaginando um ensaio que atenderia à requisição de ser um ensaio "rotineiro para controle das especificações [...]", daí fiquei com Rockwell na cabeça.

Mas vamos lá:

O ensaio de dureza Brinell geralmente é de 30 segundos e de simples aplicação. As duas relações apresentadas pelos colegas estão corretas, são aproximadamente iguais; entretanto, @Felipe Gomes a unidade é em kgf/mm²

O ensaio Rockwell é mais rápido e livre de erros pessoais por não precisar de medição de impressão. É o ensaio mais apropriado para linhas de produção. Apesar de promover uma impressão pequena, necessita que a amostra seja lixada para eliminar irregularidades; algo que seria talvez inviável numa planta em operação. É possível relacionar a dureza Rockwell com a dureza Brinell.

Vickers é um ensaio bem demorado e requer preparação cuidadosa do material a ser ensaiado. Inviável para medição durante a fabricação de peças. Essa dureza se relaciona como limite de escoamento do material pela lei de Meyer.

Bons estudos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo