Os materiais combustíveis têm características diferentes e,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q475133 Segurança e Saúde no Trabalho
Os materiais combustíveis têm características diferentes e, portanto, queimam de modos diferentes. Para melhor compreensão, são divididos em quatro classes de incêndios, conforme o tipo de material e são representados pelos símbolos abaixo. Referente ao símbolo que contêm a letra B, é correto afirmar:

imagem-007.jpg
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Classe A de incêndio

O incêndio do tipo classe A é aquele onde o fogo está ocorrendo em materiais que rapidamente pegam fogo, ou seja, materiais de fácil combustão.

Os materiais deste tipo de classe de incêndio geralmente queimam de maneira rápida, em sua superfície e em profundidade também.

Como exemplos de materiais que caracterizam um incêndio como classe A, podemos citar papel, papelão, tecido, madeira etc.
Fogo, em uma lixeira, é um exemplo deste tipo de incêndio.

Classe B de incêndio

Elementos inflamáveis - gasolina, querosene, óleo, álcool, GLP
Classe B de incêndio
Os incêndios ditos de classe B são os inflamáveis, que são produtos que na reação de combustão acabam por liberar muita energia, bem mais calor que os elementos da classe A.

Uma característica deste tipo de incêndio é que o material inflamável não vai deixar resíduos, ele irá queimar somente na superfície, e não em profundidade.

Exemplos de substâncias que fazem um incêndio ser do tipo B são os gases e líquidos altamente inflamáveis, como álcool, diesel, gasolina, querosene, GLP (gás liquefeito de petróleo) etc.

Classe C de incêndio

Instalações elétricas, motores, fios, tomadas, extensões
Incêndio tipo classe C
Os incêndios do tipo classe C são os mais fáceis de serem identificados, pois são os que estão relacionados com a eletricidade.

É nesse tipo de incêndio, onde passa corrente elétrica, que devemos evitar o uso de água. A primeira coisa a ser feita é cessar a energia elétrica do local do incêndio.
Ao ser feito isso, o material continuará pegando fogo, caracterizando um incêndio do tipo A.

Exemplos de materiais que originam fogo da classe C são as instalações elétricas, como fios que estão sendo sobrecarregados, geralmente em instalações clandestinas (os famosos 'gatos'). Ainda como exemplos, podemos citar tomadas, fontes, transformadores, quadros de distribuição, motores etc.

Classe D de incêndio

Materiais pirofosfóricos (fogos de artifício)
Incêndio tipo classe D
Os elementos que classificam um incêndio como classe D também são bem fáceis de serem identificados, pois todos eles são pirofosfóricos (popularmente conhecidos como fogos de artifícios), que assim como os incêndios de classe C, não devem ser apagados com água.

Quando substâncias pirofosfóricas (que são do tipo metal combustível) queimam em altas temperaturas (fogos de artifícios explodindo) produzem uma chamam bem característica, um azul-esbranquiçado.

Exemplos de metais pirofosfóricos são o magnésio, sódio, alumínio, tungstênio etc.

Nos próximos artigos de nosso curso, iremos explicar melhor como lidar com cada tipo de incêndio.


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo