Sobre implantações de DNS que utilizam algoritmos round-robi...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - Ao fazer uma consulta, o cliente recebe uma lista de endereços IP. Essa lista é permutada pelo servidor DNS a cada consulta.
Vamos entender o porquê da alternativa C estar correta e as demais estarem incorretas.
Alternativa C: No algoritmo round-robin utilizado pelo DNS para balanceamento de carga, cada vez que um cliente faz uma consulta, o servidor DNS retorna uma lista de endereços IP dos servidores disponíveis. Esta lista é rotacionada, ou seja, permutada, a cada consulta. Assim, cada cliente pode receber um servidor diferente, distribuindo a carga de forma equilibrada entre todos os servidores disponíveis.
Alternativa A: A existência de caches não afeta o balanceamento de carga. Esta afirmação é incorreta porque os caches DNS podem impactar o balanceamento de carga ao armazenar respostas das consultas DNS. Se um endereço IP é armazenado no cache, ele pode ser reutilizado em vez de fazer uma nova consulta ao servidor DNS, o que pode levar a uma distribuição desigual da carga.
Alternativa B: O tempo de processamento de cada transação é considerado na escolha do servidor Web que atenderá uma requisição. Esta alternativa está incorreta porque o algoritmo round-robin não leva em consideração o tempo de processamento ou a carga atual dos servidores. Ele simplesmente distribui as requisições de maneira sequencial e uniforme entre os servidores disponíveis.
Alternativa D: Se um servidor Web falhar, o DNS round-robin oferece tolerância à falhas, nenhum cliente perceberá mudança na qualidade do serviço. Esta afirmação é incorreta porque o algoritmo round-robin não possui mecanismos internos para detectar a falha de servidores. Se um servidor falhar, o DNS continuará a distribuir requisições para ele até que seja removido da lista, o que pode resultar em falhas perceptíveis para os clientes.
Alternativa E: O cliente da requisição DNS não recebe o endereço de um servidor que hospeda o serviço, mas sim o IP de um intermediário que distribui as requisições entre os servidores. Esta alternativa está incorreta porque no algoritmo round-robin, o DNS responde diretamente com uma lista dos endereços IP dos servidores que hospedam o serviço, e não com um IP de um intermediário.
Compreender o funcionamento do algoritmo round-robin no contexto de um servidor DNS é crucial para entender como o balanceamento de carga é realizado. O algoritmo distribui de maneira sequencial e uniforme as requisições entre os servidores disponíveis, sem considerar a carga atual ou o tempo de resposta de cada um.
Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre o tema. Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
por que C? a lista não é permutada pelo cliente a cada consulta?
Também tive dificuldades em entender a questão, no meu pensamento o cache não iria influenciar no desempenho. (A). Onde será que a banca foi buscar esse argumento?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo