Uma paciente, servidora pública, relata que, há 15 dias, tev...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1687041 Medicina

Uma paciente, servidora pública, relata que, há 15 dias, teve contato com filhotes de gato no trabalho dela e está apresentando quadro de febre, rash e linfadenopatia cervical dolorosa. A paciente procura atendimento médico por causa desses sintomas e, após interrogatório médico, percebeu que estava em amenorreia há dois meses.


Acerca desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Caso a paciente confirme gravidez, a maior probabilidade de transmissão dessa doença para o feto é no início da gestação, por meio da placenta. Então, o médico deve realizar o tratamento precoce para impedir que isso aconteça.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O texto apresentado está errado. A questão diz que a paciente está apresentando sintomas de febre, rash, linfadenopatia cervical dolorosa e amenorreia há 2 meses após contato com filhotes de gato. Esses sintomas são compatíveis com a infecção por Toxoplasmose, uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. No entanto, a probabilidade de transmissão da doença para o feto é maior no final da gestação, quando a placenta já está formada e o feto em desenvolvimento está mais vulnerável. O tratamento precoce é indicado para gestantes com infecção aguda, mas deve ser feito com cautela e sob supervisão médica, considerando os riscos e benefícios para a mãe e o feto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo