A lógica sentencial, ou proposicional, trata do racioc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2262482 Raciocínio Lógico
      A lógica sentencial, ou proposicional, trata do raciocínio expresso por sentenças, ou proposições, que podem ser julgadas como verdadeiras (V) ou falsa (F), mas que não admitem os julgamentos V e F simultaneamente. A lógica de primeira ordem também trata do raciocínio expresso por sentenças, ou proposições, que são julgadas como V ou F dependendo do conjunto, ou domínio, ao qual pertencem os objetos referenciados nas sentenças e das propriedades, ou predicados, associadas a esses objetos. Na lógica de primeira ordem, os objetos de um domínio são quantificados por todos, alguns, nenhum etc. As deduções da lógica proposicional ou da lógica de primeira ordem têm uma estrutura cuja análise permite decidir se o raciocínio expresso está correto ou não, isto é, se a conclusão é uma consequência verdadeira das proposições que são colocadas como premissas, sempre consideradas verdadeiras.
Com base nas informações do texto acima, julgue o item.
Considerando como premissas as proposições “Nenhum universitário é analista judiciário” e “Todo analista judiciário faz curso de informática”, e como conclusão a proposição “Nenhum universitário faz curso de informática”, então o raciocínio formado por essas proposições é correto.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Fiz usando conjuntos: O conjunto Analista Judiciário está contido no conjunto Curso de Informática. O conjunto Universitários está fora do conjunto Analista Judiciário. No entanto, não é possível afirmar que não haja elementos do conjunto Universitários dentro do conjunto Curso de Informática.

Usando conjntos; universitário não possui interceção com analista judiciário, mas todos os judiciários fazem curso de informática, dedui-se que: pode ser que algum universitário faça informatica, porém isto não é garantia, portanto: gabarito errado

Bem eu partir do raciocínio que: AJ ESTÁ CONTIDO EM CI E QUE OS UNIVERSITÁRIOS PODEN ATENCEDER O CONJ. CI.

A questão afirma que: “Nenhum universitário é analista judiciário” e “Todo analista judiciário faz curso de informática”.

E depois fornece como conclusão que: "Nenhum universitário faz curso de informática”.

Concluo que:

"Todo analista judiciário faz curso de informática, mas nem todo mundo que tem curso de informática é analista judiciário."

Dessa maneira podemos ter universitário que faz curso de informática.

Gab: E

Pode ser que algum universitário faça parte do curso de informática ou não.

Gab: E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo