A industrialização brasileira teve um grande impulso de des...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A
A industrialização brasileira, especialmente a partir da década de 1930, foi marcada por um grande impulso no desenvolvimento econômico do país. Vamos entender o porquê dessa alternativa ser a correta e analisar as demais opções.
Alternativa A (Avanço nas leis trabalhistas para atração do trabalhador rural, formação de indústrias de base estatais e fechamento para o capital estrangeiro): Na década de 1930, o Brasil passou por um processo de industrialização acelerada, influenciado pelo governo de Getúlio Vargas. Durante esse período, houve um avanço significativo nas políticas trabalhistas, como a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além disso, o governo incentivou a formação de indústrias de base estatais, como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), e adotou medidas para reduzir a dependência do capital estrangeiro, promovendo uma maior autonomia econômica.
Alternativa B (Neoliberalismo e remoção da intervenção do estado, com importação de mão de obra de países europeus para o branqueamento da população): Essa alternativa está incorreta porque o neoliberalismo, caracterizado pela minimização da intervenção do estado na economia, não era a política econômica predominante na década de 1930. Pelo contrário, durante esse período, houve um aumento da intervenção estatal. Além disso, a questão da importação de mão de obra para branqueamento da população não é uma característica central do processo de industrialização dessa década.
Alternativa C (Subsídios para empresas e artesãos brasileiros, incentivados a se tornarem industriais utilizando mão de obra familiar): Essa opção está incorreta porque, embora houvesse incentivos para a industrialização, o foco principal não era nos artesãos e nem na utilização de mão de obra familiar. O governo focava mais na criação de indústrias de base e em políticas trabalhistas abrangentes.
Alternativa D (Consolidação do estado mínimo na economia, que abriu completamente o país ao capital estrangeiro, mas com mão de obra nativa): Essa alternativa está errada porque, na década de 1930, o Brasil não adotou uma política de estado mínimo. Pelo contrário, houve significativa intervenção estatal na economia, com a criação de empresas estatais e políticas de proteção ao mercado interno.
Alternativa E (Regulamentação dos salários no campo, evitando o êxodo para as cidades, concomitantemente com investimentos na estrutura de transportes públicos): Essa opção está incorreta porque, embora houvesse algumas tentativas de regulamentar as condições de trabalho no campo, essas medidas não foram eficazes para evitar o êxodo rural. Além disso, os investimentos em infraestrutura de transporte público não foram tão significativos nessa década quanto as ações voltadas para a industrialização.
Portanto, a alternativa correta é a A, pois reflete corretamente as características do impulso industrial brasileiro na década de 1930.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As características que impulsionou um grande desenvolvimento na década de 1930, de modo que imprimiu as características que influenciam ainda hoje na construção da economia:
A) Avanço nas leis trabalhistas para atração do trabalhador rural, formação de indústrias de base estatais e fechamento para o capital estrangeiro.
De 1808 a 1930: surgem as primeiras atividades industriais com protecionismo econômico. 1844: criação da Lei Alves Branco. 1930: investimentos políticos no setor industrial e privado, com melhorias do setor de transportes. 1942 a 1947: implantação da Companhia Siderúrgica Nacional.
Com base em tudo que já estudei, creio ser errado afirmar que houve um "fechamento para o capital estrangeiro.".
Afinal, entrou muito capital estrangeiro na Era Vargas, o qual foi usado, principalmente, na construção de indústrias de base.
fechamento do capital estrangeiro?
Falar que Vargas fechou o Brasil para capital estrangeiro não dá né? Houve muitas entradas de recursos, principalmente, dos EUA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo