Um paciente com diagnóstico de linfoma não-Hodgkin (LNH) co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1687054 Medicina

Um paciente com diagnóstico de linfoma não-Hodgkin (LNH) comparece ao hospital, encaminhado por seu oncologista, para que sejam realizados alguns cuidados preventivos. A enfermeira chefe do plantão informa que a primeira sessão de quimioterapia está agendada para o próximo dia. O paciente apresenta exames laboratoriais recentes que mostram normalidade em função renal e hepática.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


O tratamento com quimioterapia para esses tumores pode causar uma síndrome. Uma das alterações observadas é a presença de anemia; portanto, o médico que atende o paciente precisa prescrever o uso de sulfato ferroso.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está incorreta. Embora a quimioterapia possa causar anemia como um efeito colateral, o uso de sulfato ferroso não é uma medida preventiva padrão ou prescrita automaticamente para todos os pacientes em tratamento com quimioterapia. O tratamento da anemia depende da causa e da gravidade, e o médico deve avaliar individualmente cada caso antes de prescrever qualquer medicamento ou tratamento específico. Portanto, é importante que o médico que atende o paciente avalie os resultados dos exames laboratoriais e faça a prescrição adequada, se necessário, para tratar a anemia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo