Paulo, servidor público de um TRE, conduzia um veículo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2262494 Direito Administrativo
    Paulo, servidor público de um TRE, conduzia um veículo oficial quando atropelou Maria, causando-lhe vários ferimentos e morte.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item seguinte, acerca da organização da administração pública.
De acordo com o princípio da autoexecutoriedade dos atos da administração pública, verificado o valor do dano causado pelo fato à administração, Paulo não será obrigado a pagar administrativamente a quantia apurada.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - certo

O tema em questão é o princípio da autoexecutoriedade dos atos administrativos, que permite à Administração Pública efetivar suas decisões independentemente de ordem judicial prévia, sob determinadas circunstâncias. No entanto, o princípio da autoexecutoriedade não se aplica indistintamente a todas as situações e atos administrativos.

O caso narrado envolve um atropelamento causado por um servidor público com uso de veículo oficial, configurando-se como uma conduta ilícita e causadora de dano. Neste contexto, surge para a Administração a possibilidade de exigir do servidor o ressarcimento pelos danos causados. No entanto, antes de impor qualquer obrigação de pagamento ao servidor, a Administração deve observar o devido processo legal administrativo, que contempla o direito à ampla defesa e ao contraditório.

A afirmativa de que Paulo não será obrigado a pagar administrativamente a quantia apurada pelo dano causado reside no fato de que a cobrança de valores pelo poder público, neste caso, não é um ato dotado de autoexecutoriedade. Isso significa que a Administração não pode simplesmente executar a cobrança sem proporcionar ao servidor a oportunidade de se defender em processo administrativo e, sendo o caso, recorrer ao Poder Judiciário. Assim, Paulo não será obrigado a pagar o valor administrativamente sem o devido processo legal.

Por esse motivo, a alternativa C está correta, pois reflete adequadamente os limites e a aplicação do princípio da autoexecutoriedade relacionado a atos de cobrança da Administração Pública frente a seus servidores.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não entendi

(?)

certo

O bizu dessa banca é quando você achar que esta errado marcar certo.

Essa questão é bem capciosa, vejam, o principio da autoexecutoriedade define que os atos da administração pública são auto executáveis e, portanto, não precisam de apreciação judicial para serem realizados.

Dito isso, a questão fala sobre a responsabilidade civil do Estado, que é objetiva, de fato é o Estado que deve arcar, pois ele estava a serviço do Estado na hora do acidente.

Acredito que a questão se refere ao fato de terem que pagar sem precisar de autorização judicial, ou seja, a pergunta não é se deve ou não pagar, mas sim se necessita de apreciação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo