Assim como existe um sistema operacional de rede, em que pag...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q492513 Sistemas Operacionais
Assim como existe um sistema operacional de rede, em que paga-se uma licença para utilizá-lo, há softwares livres, por exemplo: Debian, Ubuntu, entre outros. Muitas vezes, ao se optar pela utilização de uma distribuição Linux, pode ser necessário efetuar algum pagamento, em função do serviço prestado, e não referente a licenciamento de software, pois o Linux não necessita de licença. Entender e saber configurar os recursos necessários torna a administração do sistema mais tranquila. Existem diversos diretórios e subdiretórios que contêm arquivos de configurações que são muito úteis para a administração de um sistema Linux. Em um desses diretórios, todos os arquivos nele contidos são copiados automaticamente para o diretório inicial do usuário quando este é adicionado ao sistema. Trata-se de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: A - /etc/skel

Vamos entender melhor o conteúdo abordado pela questão. O foco aqui é sobre diretórios de configuração do sistema Linux e, mais especificamente, sobre um diretório que contém arquivos copiados automaticamente para o diretório inicial de um usuário novo.

O diretório /etc/skel é fundamental para essa tarefa. Ele funciona como um modelo de diretório inicial para novos usuários. Quando um novo usuário é criado no sistema, os arquivos e subdiretórios contidos em /etc/skel são automaticamente copiados para o diretório pessoal desse usuário, geralmente localizado em /home/nome_do_usuario.

Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

B - /etc/init.d: Este diretório contém scripts de inicialização dos serviços do sistema. Cada script nele define como iniciar, parar ou reiniciar um serviço específico. Não tem relação com a criação de novos usuários.

C - /etc/default: Contém arquivos de configuração padrão para vários serviços e aplicações do sistema. Esses arquivos são usados para definir variáveis de ambiente ou outras configurações padrão, mas não são copiados para o diretório de novos usuários.

D - /etc/xinetd.d: Esse diretório armazena arquivos de configuração para o super servidor xinetd, que é responsável pela gestão de serviços de rede. Assim como as outras alternativas incorretas, não tem relação com a criação de novos usuários ou cópia de arquivos para seus diretórios iniciais.

Portanto, a alternativa que corretamente responde à questão é A - /etc/skel, pois é este o diretório que contém os arquivos e subdiretórios que serão automaticamente copiados para o diretório inicial de um novo usuário.

Espero que essa explicação tenha ajudado a clarificar o tema. Se tiver mais dúvidas, estou à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Diretório /etc/skel

Este diretório contém os modelos de arquivos .bash_profile e .bashrc que serão copiados para o diretório pessoal dos usuários no momento que for criada uma conta no sistema. Desta forma você não precisará configurar estes arquivos separadamente para cada usuário.

Está correto dizer que Linux não precisa de licença ou o correto é dizer que Linux possui uma licença livre?

 

Essa consulplan vem com muito bla, bla, bla antes de ir direto a questão.

Seu Saraiva, o correto é dizer que o Linux tem licença GPL, que é uma licença livre (free software). É normal as bancas darem definições imprecisas e, às vezes, até mesmo erradas. Infelizmente, temos que conviver com isso.

O diretório /etc/skel funciona como um diretório “home” modelo. Quando uma conta de usuário é criada com o comando useradd, o conteúdo do diretório /etc/skel é copiado para o diretório HOME do usuário recém criado. Funciona como uma cópia do “profile” no Windows.

Fonte: certificacaolinux.com.br/comando-linux-skel/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo