“A voz é mansa. O tom é baixo. A fala é pausada.” Essas são ...
A voz é mansa. O tom é baixo. A fala é pausada. Rucharlo Yawanawá, de 35 anos, conversa como se a tranquilidade a habitasse. Nunca encara o interlocutor nos olhos, não gesticula, não grita ou gargalha. Seus modos contrastam com a revolução que liderou em sua própria vida e na tribo Yawanawá. Emuma aldeia nomeio da densa FlorestaAmazônica e distante sete horas de barco do município acriano mais próximo, Rucharlo se tornou a primeira mulher pajé - líder espiritual - de seu povo e, talvez, do país. É um raríssimo caso de liderança espiritual indígena feminina no Brasil.
O xamã ou pajé é, ao lado do cacique, a maior autoridade de um grupo indígena. No caso dos Yawanawá, são eles os guardiões dos conhecimentos da tribo, desde a medicina até as artes. Acredita-se que tenham dons sobrenaturais - de adivinhação, de cura e até mesmo de matar inimigos telepaticamente. Fazem também a interlocução entre os vivos e os ancestrais. Segundo a sabedoria indígena, são os espíritos que ensinam ao pajé os segredos mágicos. [...] Tais comunicações acontecem em rituais em que os líderes espirituais tomam ayahuasca (chamada por eles de uni) e inalamrapé (umamistura de tabaco empó e da casca moída de uma árvore amazônica chamada por eles de tsunu).
O efeito alucinógeno e estimulante das substâncias permitiria aos xamãs entrar no mundo dos mortos e nos sonhos das pessoas doentes. As doenças, segundo os Yawanawá, sempre têm explicação espiritual. E é o xamã quem descobre a causa do problema nessas incursões oníricas [...].
O processo para se tornar líder espiritual é, assim como o uso da ayahuasca, milenar. Até 2005, era tambémexclusivamentemasculino [...].
No período da reclusão, Rucharlo começou a desenhar as revelações que recebia. Sem conhecer as letras, ela se fazia entender e registrava seu aprendizado por rabiscos. De tão bonitos, seus quadros já foram expostos em museus no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Com o tempo também descobriu que tinha o dom de “sentir o cheiro das doenças”, como descreve - habilidade fundamental para qualquer curandeiro.Mas, no processo, também chegoumuito perto damorte. [...].
– Eu tinha que provar que era capaz. Sabia que eraminha missão colocar as mulheres em um novopatamar, eu tinha que resistir – afirmaRucharlo [...].
Na crença indígena, pajés são seres evoluídos, a meio caminho entre os vivos e os mortos. Por isso falam vagarosamente e não encaram um olhar. Se o mundo de Rucharlo mudou depois de sua experiência, ela tambémmudou a tribo e omundo das demaismulheres da aldeia.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a- artigo
voz-substantivo
é- verbo
mansa- adjetivo
Mesma coisa com: O tom é baixo. A fala é pausada
Letra (B)
O segredo dessa questão está na distinção entre artigo e preposição. Letras A e B.
Raciocínio para a dedução:
O artigo pode variar em gênero e número.
Então podemos dizer: As Vozes são mansas. Caso fosse uma preposição não haveria variação em número.
Exemplo de preposição:
Ela foi a casa da avó. Elas foram a casa da avó. Não houve variação, então é preposição.
A voz é mansa. O tom é baixo. A fala é pausada :
A voz é mansa :
A : ( ARTIGO DEFINIDO (A) );
voz : ( SUBSTANTIVO ) : nomeou A : VOZ ;
é ( SER : VERBO : AÇÃO : SEMPRE IRÁ TERMINAR EM : AR , ER , IR ) ;
mansa ( ADJETIVO : ATRIBUI UMA QUALIDADE/OBJETIVO ) : A VOZ É COMO ? MANSA = VOZ MANSA .
O tom é baixo :
O : ( ARTIGO DEFINIDO ) ;
tom : SUBSTANTIVO ( NOMEOU : O O QUÊ ? ) : O TOM .
é : VERBO ;
baixo : ADJETIVO ; ( O TOM É COMO ? )
Tom : baixo .
A fala é pausada :
A : ARTIGO DEFINIDO ;
FALA : SUBSTANTIVO : A O QUÊ ? ( A FALA = NOMEOU )
É : VERBO ;
PAUSADA : A FALA É COMO ?
A FALA É PAUSADA ; FALA : PAUSADA : ADJETIVO .
GABARITO :
B ) artigo ; substantivo ; verbo e adjetivo .
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo