Julgue o item seguinte considerando as ideias e as construçõ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1827372 Português

    O primeiro caso de coronavírus foi confirmado no Brasil em 26 de fevereiro de 2020. Sendo o Brasil um dos países mais desiguais do mundo, era esperado que a pandemia acentuaria ainda mais as desigualdades sociais no país e causaria danos irremediáveis.

    Com isso, o terceiro setor precisou apresentar uma resposta imediata. Já no dia 8 de abril de 2020, as doações para enfrentar a pandemia ultrapassaram a marca histórica de R$ 1 bilhão. O recorde foi registrado pelo Monitor das Doações da Covid-19, ferramenta criada pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). O setor da saúde foi o que recebeu o maior volume de doações.

    “A pandemia proporcionou uma mobilização que se deu pela população de diversas formas, desde doações de empresas até campanhas de financiamento. Grande parte das doações foram destinadas a hospitais, pesquisas científicas, compra de equipamentos e também à assistência social de famílias de baixa renda”, conta Márcia Woods, presidente do conselho da ABCR.

    De acordo com Woods, as doações tomaram diferentes arranjos. No entanto, apesar da grande mobilização, nem todas as causas sociais foram favorecidas. A causa da educação, por exemplo, sofreu impactos, pois todas as escolas tiveram que fechar as portas. Outra área muito afetada foi a da cultura, já que as pessoas não puderam assistir aos espetáculos pessoalmente.

Internet:<observatorio3setor.org.br>(com adaptações).

Julgue o item seguinte considerando as ideias e as construções linguísticas do texto apresentado.


O trecho “que a pandemia acentuaria ainda mais as desigualdades sociais no país e causaria danos irremediáveis” funciona como complemento verbal na oração em que ocorre, no segundo período do primeiro parágrafo.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: E

Sujeito oracional (ERA ESPERADO ISSO)

Era esperado (ISSO) que a pandemia acentuaria ainda mais as desigualdades sociais no país e causaria danos irremediáveis.

SEMPRE VÁ AO VERBO E PERGUNTE PELO SUJEITO!

O QUE ERA ESPERADO?

ERA ESPERADO (ISSO) => que a pandemia acentuaria ainda mais as desigualdades sociais no país e causaria danos irremediáveis.

"Era esperado ISTO [que a pandemia acentuaria ainda mais as desigualdades sociais no país e causaria danos irremediáveis]"

• O que era esperado?

R: Isto (que a pandemia acentuaria ainda mais as desigualdades sociais no país e causaria danos irremediáveis)

• Esperado por quem?

R: Não há complemento verbal

-> A função é de SUJEITO (Oração Subordinada Substantiva Subjetiva)

Gabarito: ERRADO

Estamos diante da famosa Oração subordinada substantiva subjetiva, na qual o sujeito - chamado também de Sujeito Oracional - é tudo que vem junto ao ''que''.

Normalmente, colocamos esta oração na ordem indireta (Verbo antes do sujeito), conforme se vê no texto.

Na ordem direta fica: que a pandemia acentuaria ainda mais as desigualdades sociais no país e causaria danos irremediáveis era esperado. Fica tão estranho, que, como eu falei, costumamos usá-la na ordem indireta.

Ela também pode vir na voz passiva sintética. O certo a se fazer, para não gerar confusão, é colocá-la na analítica.

V. P. Sintética: Estima-se que o doutor vai sair à noite.

V. P. Analítica: É estimado que o Doutor vai sair à noite.

Para aqueles que pensaram que seria complemento verbal.

Não é, porque não se encaixa como objeto direto ou indireto, já que o verbo ''ser'' não é VTD nem VTDI, mas, sim, VERBO DE LIGAÇÃO.

GABA: E

"era esperado (Oração Principal) que (conjunção subordinativa integrante) a pandemia acentuaria ainda mais as desigualdades sociais no país e causaria danos irremediáveis (Oração subordinada substantiva subjetiva)"

: Observe que há uma conjunção subordinativa integrante, o que leva a crer que a oração por ela introduzida é subordinada substantiva. Isso pode ser confirmado pelo fato da oração ser permutável por "isso".

- Essa oração subordinada exerce a função de sujeito, pois sobre ela incide a oração principal (o que era esperado? Que a pandemia acentuaria...), logo, trata-se de uma OSSS.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo