Durante o primeiro reinado de Dom Pedro I, o Brasil se envol...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Desfecho da Guerra da Cisplatina:
A Guerra da Cisplatina, um conflito significativo durante o primeiro reinado de Dom Pedro I, teve como principal motivação a disputa pelo território da Província Cisplatina. Este evento ocorreu no contexto da tentativa do Brasil em impedir que a referida província se unisse às Províncias Unidas do Rio da Prata, hoje conhecida como Argentina.
Resultado do Conflito:
Ao final da guerra, após intensas batalhas e negociações, não houve um vencedor claro que pudesse anexar a Província Cisplatina ao seu território. Em vez disso, o resultado foi um acordo que levou ao reconhecimento da independência de um novo país.
Consequência Direta:
A alternativa correta é a B, que diz: "Ambas as partes concordaram em abrir mão do território, reconhecendo, então, em 1828, a independência da República Oriental do Uruguai." Este fato foi um marco importante na história sul-americana, estabilizando a região e criando uma nova nação soberana.
Informações Complementares:
O desfecho da Guerra da Cisplatina não levou à abdicação imediata de Dom Pedro I, que ocorreu somente em 1831, por motivos que envolveram outras questões internas do Brasil. Além disso, a Guerra do Paraguai ocorreu anos mais tarde e teve causas mais complexas do que uma simples questão de revanche pela Guerra da Cisplatina.
Importância Histórica:
Reconhecer a independência do Uruguai teve implicações significativas para a política e a geopolítica na América do Sul, influenciando as relações entre os países do continente até os dias atuais.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Em 1825, a província Cisplatina deu início a um conflito pela sua independência, apoiada recebendo apoio da Argentina devido à sua pretensão de anexá-la. O conflito se estendeu até 1828, sendo um dos fatores que contribuiu para a crise política do Primeiro Reinado devido aos altos recursos gastos empregados para manter uma localidade que não possuía nenhuma identidade cultural com as demais do Brasil. Uma vez independente, a Cisplatina passou a se chamar República Oriental do Uruguai.
Não desista do seu sonho!
Avante PMPR 2021!
Dom.Pedro I abdicou do seu trono em 1831
A Inglaterra, que tinha interesses econômicos na região, atuou como mediadora. Em 1828, propôs um acordo entre Brasil e Argentina, o qual estabeleceu que a Província da Cisplatina não pertenceria a nem um dos dois.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo