Analise: “ela saía e entrava de dietas” e assinale a altern...
'Passei minha vida com medo de ser chamada de gorda,
até descobrir o movimento Body Positivity'
Charlie Jones
Agora, com mais de um milhão de seguidores no Instagram, ela recentemente foi ao Parlamento britânico defender que a gordofobia deve ser reconhecida como uma forma de preconceito.
Demorou quase duas décadas para que Megan aceitasse seu corpo. Até então, ela saía e entrava de dietas, passou por anorexia e ficou um tempo internada em um hospital psiquiátrico.
Aos 21, tendo abandonado a faculdade, ela chegou ao peso que queria. Mesmo assim, "odiava tudo" sobre si mesma.
"Sabia que não importava o peso que eu atingisse, nunca seria o suficiente", diz Megan, agora com 26 anos. "Não podia continuar com aquela vida. Eu sabia que tinha de ter mais. Meu distúrbio alimentar tomou tanto de mim — perdi muito tempo, e me recusei a permitir que meu distúrbio tomasse mais de mim."
"Deparei com a imagem de uma mulher no Instagram usando um biquíni e falando sobre aceitar seu corpo, sem fazer dietas e vivendo sua vida como ela era. Nunca tinha pensado que tinha essa opção."
Megan começou a publicar mensagens e fotos de positividade sobre seu corpo na conta de Instagram Bodyposipanda, ganhando milhares de seguidores. Ela se refere a si mesma como "chubby" (algo como "gordinha") nas publicações e quer que seguidores abracem esse tipo de linguagem.
"A palavra ‘gorda’ tinha o poder de me derrubar. Passei a vida toda com medo de ser chamada de gorda, não conseguia nem ver essa palavra", ela diz. "Quando eu encontrei o movimento 'body positivity', meus olhos se abriram para toda uma forma de ver isso. É só uma palavra, uma forma de descrever seu corpo e precisamos nos apropriar disso."
"Body positivity" significa "positividade sobre o corpo".
[...]
Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-50452493
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
“ela saía e entrava de dietas”
→ Os verbos estão no pretérito imperfeito do modo indicativo, tempo que indica uma ação que foi interrompida em relação ao momento da fala. Trata-se do passado que não pôde ser finalizado. (Gramatica Pablo Jamilk).
GABARITO. A
DESINÊNCIA MODO-TEMPORAL"OU"- PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO;
DESINÊNCIA MODO-TEMPORAL"AVA"-PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO;
DESINÊNCIA MODO-TEMPORAL"RIA"-FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO.
A questão em suma quer saber o tempo do verbo e secundariamente o modo.Verbos são palavras que exprimem ação, estado, mudança de estado e fenômenos meteorológicos, sempre em relação a um determinado tempo. Vejamos alguns conceitos:
Quanto ao modo são três: indicativo, subjuntivo e imperativo.
• Indicativo: É o modo da certeza, o que expressa algo que seguramente acontece, aconteceu ou acontecerá:
• Subjuntivo: É o modo da dúvida. o que expressa a incerteza, a possibilidade de algo vir a acontecer:
• Imperativo: É o modo geralmente empregado quando se tem a finalidade de exortar o interlocutor a cumprir a ação indicada pelo verbo. E o modo da persuasão, da ordem, do pedido, do conselho, do convite:
Quanto ao tempo são: presente, pretérito: subdivide-se em: - pretérito perfeito; pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito, temos também o futuro: subdivide-se em: - futuro do presente; futuro do pretérito:.
“ela saía e entrava de dietas”
Os dois verbos acima estão no passado e não estão concluídos. Vejam que não é possível saber se ela entrou ou ou saiu em definitivo, pois o passado está imperfeito.
Diante do exposto acima, iremos analisar cada alternativa. Vejamos:
a) Imperfeito do Indicativo.
Correta. Esse transmite a ideia de uma ação habitual ou contínua ou que vinha acontecendo, mas foi interrompida por outra. Portanto é o nosso gabarito.
b) Pretérito Perfeito do Indicativo.
Incorreta. Esse transmite a ideia de uma ação completamente concluída: joguei bola ontem.
c) Pretérito Perfeito do Subjuntivo.
Incorreta. Não há essa subdivisão de tempo nesse modo com verbos simples (um verbo), somente com verbos no tempo composto.Pretérito Perfeito (composto) - Expressa um fato totalmente terminado num momento passado. Por exemplo: Pretérito Perfeito (composto) - Expressa um fato totalmente terminado num momento passado. Por exemplo: Embora tenha estudado bastante, não passou no teste.
d) Pretérito Imperfeito do Subjuntivo.
Incorreta. Esse indica indica um fato incerto ou improvável ou um fato que poderia ter ocorrido mediante certa condição: Se ele pensasse no futuro, estudaria mais.
Referência bibliográfica.
CEREJA, William Roberto. Conecte : gramática reflexiva / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães - 2. ed. - São Paulo: Saraiva, 2013.
GABARITO: A
Letra A.
Pretérito Imperfeito do Indicativo: em resumo, foi uma ação que aconteceu repetidamente no passada.
Pretérito Imperfeito: terminaçao: VA,IA,NHA,ERA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo