Analise: “Deparei com a imagem de uma mulher no Instagram” ...
'Passei minha vida com medo de ser chamada de gorda,
até descobrir o movimento Body Positivity'
Charlie Jones
Agora, com mais de um milhão de seguidores no Instagram, ela recentemente foi ao Parlamento britânico defender que a gordofobia deve ser reconhecida como uma forma de preconceito.
Demorou quase duas décadas para que Megan aceitasse seu corpo. Até então, ela saía e entrava de dietas, passou por anorexia e ficou um tempo internada em um hospital psiquiátrico.
Aos 21, tendo abandonado a faculdade, ela chegou ao peso que queria. Mesmo assim, "odiava tudo" sobre si mesma.
"Sabia que não importava o peso que eu atingisse, nunca seria o suficiente", diz Megan, agora com 26 anos. "Não podia continuar com aquela vida. Eu sabia que tinha de ter mais. Meu distúrbio alimentar tomou tanto de mim — perdi muito tempo, e me recusei a permitir que meu distúrbio tomasse mais de mim."
"Deparei com a imagem de uma mulher no Instagram usando um biquíni e falando sobre aceitar seu corpo, sem fazer dietas e vivendo sua vida como ela era. Nunca tinha pensado que tinha essa opção."
Megan começou a publicar mensagens e fotos de positividade sobre seu corpo na conta de Instagram Bodyposipanda, ganhando milhares de seguidores. Ela se refere a si mesma como "chubby" (algo como "gordinha") nas publicações e quer que seguidores abracem esse tipo de linguagem.
"A palavra ‘gorda’ tinha o poder de me derrubar. Passei a vida toda com medo de ser chamada de gorda, não conseguia nem ver essa palavra", ela diz. "Quando eu encontrei o movimento 'body positivity', meus olhos se abriram para toda uma forma de ver isso. É só uma palavra, uma forma de descrever seu corpo e precisamos nos apropriar disso."
"Body positivity" significa "positividade sobre o corpo".
[...]
Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-50452493
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A: “Com é preposição.”
Vamos analisar o trecho “Deparei com a imagem de uma mulher no Instagram” para entender por que essa alternativa está correta e as demais estão incorretas.
A palavra “com” é uma preposição. As preposições são palavras invariáveis que estabelecem uma relação entre dois ou mais elementos da oração, ligando palavras e complementando seu sentido. No caso da frase, “com” estabelece uma relação entre “deparei” e “a imagem”.
Agora, vejamos as alternativas incorretas:
B - “De” é conjunção: Esta alternativa está incorreta porque “de” é uma preposição, não uma conjunção. Na frase, “de” estabelece uma relação de especificação entre “imagem” e “mulher”. As conjunções, por outro lado, têm a função de conectar orações ou termos de mesma função.
C - “A” é numeral: Esta alternativa está incorreta porque “a” é um artigo definido, e não um numeral. Os artigos definidos são usados para determinar e especificar os substantivos, indicando algo específico. Já os numerais indicam quantidade, ordem ou fração.
D - “Uma” é numeral: Esta alternativa está incorreta porque “uma” é um artigo indefinido, e não um numeral. Os artigos indefinidos são usados para indeterminar os substantivos, indicando algo não específico. Novamente, os numerais têm a função de indicar quantidade, ordem ou fração.
Entender a classificação das palavras de acordo com seu papel na frase é fundamental para dominar a morfologia da língua portuguesa, especialmente para concursos públicos, onde esse tipo de análise é frequentemente exigida.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
“Deparei com a imagem de uma mulher no Instagram”
→ O verbo deparar exige a preposição COM, deparei com alguma coisa, trata-se de uma preposição exigida pelo verbo.
GABARITO. A
A questão é sobre classe de palavras e quer que analisemos a frase abaixo. Vejamos:
“Deparei com a imagem de uma mulher no Instagram”
A) “Com” é preposição.
Certo. "Com" é preposição.
Preposição: palavra invariável que une dois termos, subordinando um ao outro.
As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.
B) “De” é conjunção.
Errado. "De" é preposição e não conjunção.
Conjunção: palavra invariável que une orações ou termos semelhantes (de mesma função sintática).
C) “A” é numeral.
Errado. "A", nesse caso, é artigo definido e não numeral.
Artigo: é a palavra que se antepõe ao substantivo para determiná-lo, definindo ou indefinido o ser nomeado por esse substantivo.
Artigos definidos: determinam de forma precisa os substantivos. São eles: o, a, os, as.
Numeral: palavra variável que indica uma quantidade exata de pessoas ou coisas ou o lugar que elas ocupam numa série. Refere-se ao substantivo, dando-lhe ideia de número.
D) “Uma” é numeral.
Errado. "Uma", nesse caso, é artigo indefinido e não numeral.
Artigos indefinidos: indeterminam os substantivos, caracterizando-os de forma vaga, imprecisa e generalizada, sem particularizar e individualizar pessoas, objetos ou lugares. São eles: um, uma, uns, umas.
Gabarito: Letra A
A) Gabarito.
B) Preposição.
C) Artigo definido.
D) Artigo indefinido.
Assertiva A
“Com” é preposição.
GABARITO -A
“Deparei com (a) imagem de uma mulher no Instagram”.
Com - preposição
( A) = Artigo definido
( De ) - Preposição
(Uma ) - Artigo indefinido
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo