Analise: “nunca seria o suficiente” e assinale a alternativ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1607780 Português

'Passei minha vida com medo de ser chamada de gorda,

até descobrir o movimento Body Positivity'

Charlie Jones


    Agora, com mais de um milhão de seguidores no Instagram, ela recentemente foi ao Parlamento britânico defender que a gordofobia deve ser reconhecida como uma forma de preconceito.

    Demorou quase duas décadas para que Megan aceitasse seu corpo. Até então, ela saía e entrava de dietas, passou por anorexia e ficou um tempo internada em um hospital psiquiátrico.

    Aos 21, tendo abandonado a faculdade, ela chegou ao peso que queria. Mesmo assim, "odiava tudo" sobre si mesma.

    "Sabia que não importava o peso que eu atingisse, nunca seria o suficiente", diz Megan, agora com 26 anos. "Não podia continuar com aquela vida. Eu sabia que tinha de ter mais. Meu distúrbio alimentar tomou tanto de mim — perdi muito tempo, e me recusei a permitir que meu distúrbio tomasse mais de mim."

     "Deparei com a imagem de uma mulher no Instagram usando um biquíni e falando sobre aceitar seu corpo, sem fazer dietas e vivendo sua vida como ela era. Nunca tinha pensado que tinha essa opção."

    Megan começou a publicar mensagens e fotos de positividade sobre seu corpo na conta de Instagram Bodyposipanda, ganhando milhares de seguidores. Ela se refere a si mesma como "chubby" (algo como "gordinha") nas publicações e quer que seguidores abracem esse tipo de linguagem.

    "A palavra ‘gorda’ tinha o poder de me derrubar. Passei a vida toda com medo de ser chamada de gorda, não conseguia nem ver essa palavra", ela diz. "Quando eu encontrei o movimento 'body positivity', meus olhos se abriram para toda uma forma de ver isso. É só uma palavra, uma forma de descrever seu corpo e precisamos nos apropriar disso."

    "Body positivity" significa "positividade sobre o corpo".

    [...]

Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-50452493 

Analise: “nunca seria o suficiente” e assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - “Nunca” é advérbio de negação.

Vamos compreender melhor a questão e os conhecimentos necessários para resolvê-la. O tema central aqui é a classificação dos advérbios, que é uma parte fundamental da morfologia, um dos ramos da gramática que estuda a estrutura e a formação das palavras.

No trecho “nunca seria o suficiente”, o termo “nunca” está sendo utilizado para indicar a inexistência de um momento no tempo em que algo aconteceria. Ou seja, “nunca” está expressando uma negação. Portanto, classificamos "nunca" como um advérbio de negação.

Agora vamos analisar cada uma das alternativas para entender o porquê da correta e das incorretas:

A - “Nunca” é advérbio de modo.

Essa alternativa está incorreta porque advérbios de modo indicam como uma ação ocorre, por exemplo, “rapidamente”, “lentamente”. O termo “nunca” não está descrevendo como algo acontece, mas sim negando a ocorrência de algo.

B - “Nunca” é advérbio de negação.

Essa é a alternativa correta. O advérbio de negação tem a função de expressar a inexistência ou a recusa de algo. No caso da frase, “nunca” está indicando que algo não será suficiente em nenhum momento.

C - “Nunca” é advérbio de certeza.

Essa alternativa está incorreta. Advérbios de certeza indicam a certeza de uma ação ou fato, como “certamente”, “com certeza”. O termo “nunca” não está afirmando a certeza de algo acontecer, mas sim negando que algo aconteça.

D - “Nunca” é advérbio de afirmação.

Essa alternativa está incorreta. Advérbios de afirmação reforçam a certeza de um fato ou ação, como “sim”, “realmente”. Em vez disso, “nunca” está desempenhando a função de negar, não de afirmar.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: B

Nunca é advérbio de negação, podendo ser substituído por: nem, tampouco, jamais, etc. Há também locuções de palavras que funcionam como um advérbio de negação, nestes casos são chamadas de Locuções Adverbiais de Negação. Exemplos: de modo algum, de jeito nenhum, de forma nenhuma.

A questão é sobre advérbio e quer saber a classificação do advérbio "nunca" em nunca seria o suficiente”. Vejamos:

Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio.

De acordo com CELSO CUNHA e Lindley Cintra, em sua Nova Gramática do Português Contemporâneo, 5.ª edição, página 557, a Nomenclatura Gramatical Brasileira distingue as seguintes espécies: advérbios de afirmação, de dúvida, de intensidade, de lugar, de modo, de negação e de tempo.

 . 

A) “Nunca” é advérbio de modo.

Errado.

Advérbios de modo (indicam como algo acontece): assim, bem, depressa, devagar, mal, melhor, pior e quase todos terminados em "mente": fielmente, levemente...

 . 

B) “Nunca” é advérbio de negação.

Certo. São advérbios de negação (negam algo): não, nem, tampouco, nunca, jamais.

 . 

C) “Nunca” é advérbio de certeza.

Errado. Não existe a classificação "advérbio de certeza".

 . 

D) “Nunca” é advérbio de afirmação.

Errado.

Advérbios de afirmação (afirmam algo): sim, certamente, realmente, positivamente, efetivamente, incontestavelmente, deveras...

 . 

Gabarito: Letra B

Assertiva B

“Nunca” é advérbio de negação.

CUIDADO

Nunca (e também jamais) tem de forma cumulativa a função temporal.

Segundo a Isabel, na aula, Nunca é adverbio de tempo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo