Assinale a alternativa que apresenta um advérbio de intensi...
'Passei minha vida com medo de ser chamada de gorda,
até descobrir o movimento Body Positivity'
Charlie Jones
Agora, com mais de um milhão de seguidores no Instagram, ela recentemente foi ao Parlamento britânico defender que a gordofobia deve ser reconhecida como uma forma de preconceito.
Demorou quase duas décadas para que Megan aceitasse seu corpo. Até então, ela saía e entrava de dietas, passou por anorexia e ficou um tempo internada em um hospital psiquiátrico.
Aos 21, tendo abandonado a faculdade, ela chegou ao peso que queria. Mesmo assim, "odiava tudo" sobre si mesma.
"Sabia que não importava o peso que eu atingisse, nunca seria o suficiente", diz Megan, agora com 26 anos. "Não podia continuar com aquela vida. Eu sabia que tinha de ter mais. Meu distúrbio alimentar tomou tanto de mim — perdi muito tempo, e me recusei a permitir que meu distúrbio tomasse mais de mim."
"Deparei com a imagem de uma mulher no Instagram usando um biquíni e falando sobre aceitar seu corpo, sem fazer dietas e vivendo sua vida como ela era. Nunca tinha pensado que tinha essa opção."
Megan começou a publicar mensagens e fotos de positividade sobre seu corpo na conta de Instagram Bodyposipanda, ganhando milhares de seguidores. Ela se refere a si mesma como "chubby" (algo como "gordinha") nas publicações e quer que seguidores abracem esse tipo de linguagem.
"A palavra ‘gorda’ tinha o poder de me derrubar. Passei a vida toda com medo de ser chamada de gorda, não conseguia nem ver essa palavra", ela diz. "Quando eu encontrei o movimento 'body positivity', meus olhos se abriram para toda uma forma de ver isso. É só uma palavra, uma forma de descrever seu corpo e precisamos nos apropriar disso."
"Body positivity" significa "positividade sobre o corpo".
[...]
Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-50452493
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra C
Vamos entender o porquê e analisar cada alternativa em detalhes:
Alternativa C:
“perdi muito tempo, e me recusei a permitir que meu distúrbio tomasse mais de mim.”
Nessa frase, a palavra “muito” é um advérbio de intensidade. Os advérbios de intensidade são aqueles que modificam o sentido de um verbo, adjetivo ou outro advérbio, intensificando ou diminuindo a ação, qualidade ou estado. No caso, "muito" está intensificando a quantidade de tempo perdido.
Alternativa A:
“passou por anorexia e ficou um tempo internada em um hospital psiquiátrico.”
Nesta frase, não há presença de advérbio de intensidade. As palavras “um tempo” e “internada” são, respectivamente, locução adverbial de tempo e um adjetivo, mas nenhum deles funciona como um advérbio de intensidade.
Alternativa B:
“É só uma palavra, uma forma de descrever seu corpo e precisamos nos apropriar disso.”
A palavra “só” aqui funciona como um advérbio de exclusão, não de intensidade. Ela está dando um sentido de exclusividade à palavra “palavra”, mas não intensificando ou diminuindo algo.
Alternativa D:
“Aos 21, tendo abandonado a faculdade, ela chegou ao peso que queria”
Nesta frase, também não encontramos um advérbio de intensidade. As palavras “aos” e “queria” são, respectivamente, uma preposição e um verbo no passado, sem função de intensificar algo.
Para resolver questões como esta, é essencial entender a função morfológica dos advérbios e identificar os tipos de advérbios, como de intensidade, tempo, modo, entre outros. A leitura atenta ao sentido das palavras dentro do contexto é fundamental para identificar corretamente a classe gramatical que elas pertencem.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
“perdi muito tempo, e me recusei a permitir que meu distúrbio tomasse mais de mim.
→ Muito é um advérbio que imprime uma circunstância de intensidade ao verbo perder, não foi qualquer perda foi uma perda grande (intensidade).
GABARITO. C
Assertiva C
“perdi muito tempo, e me recusei a permitir que meu distúrbio tomasse mais de mim.”
Na C Há um adjetivo e um advérbio que são facilmente confundidos.
No primeiro caso, é um adjetivo (perdi MUITO tempo), se mudar o contexto , a palavra vai variar, não correspondendo a um advérbio (perdi muitos amigos)
Na segunda ocorrência, sim, é advérbio (tomasse MAIS de mim)
CUIDADO
Todos os comentários disponíveis até a presente data estão incorretos. Que pese as demais alternativas não possuírem advérbios de intensidade, analisaremos apenas a alternativa C.
“perdi muito tempo, e me recusei a permitir que meu distúrbio tomasse mais de mim.”
Aqui devemos ter cuidado com os comentários disponíveis. Estão incorretos os comentários que afirmam ser "muito" o advérbio de intensidade, bem como os que afirmam que "muito" é um adjetivo. Estamos diante de um pronome indefinido que semanticamente traz ideia de "grande quantidade", podendo variar: muitos anos; muitos dias.
O adverbio de intensidade que buscamos é o "mais", ligado ao verbo "tomar".
Gabarito na alternativa C
Dica da professora Adriana Figueiredo, que por sinal é excelente!
MUITO que se refere a SUBSTANTIVO ou é PRONOME INDEFINIDO ou é ADJETIVO. Será PRONOME INDEFINIDO se a IDEIA for VAGA, IMPRECISA.
MUITO que se refere a ADJETIVO será ADVÉRBIO.
MUITO que se refere a ADVÉRBIO será ADVÉRBIO.
Lembrem-se ADVÉRBIO modifica VERBO, ADJETIVO ou outro ADVÉRBIO.
Perdi muito tempo ----> MUITO está se referindo ao substantivo TEMPO. Assim, NÃO poderá ser advérbio. Ou será PRONOME INDEFINIDO ou ADJETIVO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo