Acerca das características geológicas das bacias intracratôn...
Acerca das características geológicas das bacias intracratônicas do Brasil, julgue o item seguinte.
Entre as principais rochas geradoras de gás natural na bacia
do Paraná, destacam-se os folhelhos e calcários da formação
Irati, de idade Permiana.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E (Errado)
Para entender por que a alternativa está errada, devemos nos aprofundar nas características geológicas das bacias intracratônicas do Brasil, em especial a Bacia do Paraná. As bacias intracratônicas são depressões sedimentares localizadas em áreas continentais estáveis, e a Bacia do Paraná é uma das mais importantes do Brasil.
A questão menciona que os folhelhos e calcários da Formação Irati, de idade Permiana, são as principais rochas geradoras de gás natural na Bacia do Paraná. No entanto, isso está incorreto. As rochas geradoras de hidrocarbonetos, como o gás natural, na Bacia do Paraná são principalmente os folhelhos ricos em matéria orgânica da Formação Irati, mas não inclui os calcários como principais rochas geradoras.
A Formação Irati é conhecida pela presença de folhelhos betuminosos, que são efetivamente potentes geradores de hidrocarbonetos. Eles foram formados em ambientes de lagoas marinhas restritas, enriquecendo-se em matéria orgânica. Por outro lado, os calcários desta formação são mais comuns como rochas reservatório ou selantes, não como geradores de gás natural.
Portanto, a alternativa correta para a questão é E (Errado) porque inclui erroneamente os calcários como uma das principais rochas geradoras de gás natural, ao invés dos folhelhos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A formação Irati e composta por síltitos, argilitos e folhelhos, localmente em alternância rítmica com dolomíticos de coloração creme, silicificados e, restritos níveis conglomeráticos . A Formação Irati foi considerada como depositada durante o Período Superior, segundo vários autores e com base em palinologia, no andar Kazaniano. Entretanto, num estudo mais recente, constatou-se, através de datação em zircão de camadas bentoníticas a idade de 278Ma ± 2,2Ma, (), ou seja, Permiano Inferior.
Permiano não, devoniano.
Os folhelhos e calcários permianos da Formação Irati possuem potencial para geração de hidrocarbonetos líquidos. Por outro lado, os folhelhos devonianos da Formação Ponta Grossa possuem potencial para geração de gás natural.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo