As conferências sobre o meio ambiente reuniram os principai...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: AOCP Órgão: FUNPAPA Prova: AOCP - 2018 - FUNPAPA - Assistente Social |
Q1088842 Conhecimentos Gerais

As conferências sobre o meio ambiente reuniram os principais líderes mundiais em torno de temas referentes à preservação da natureza e ao desenvolvimento sustentável.

De acordo com esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa A está correta.

Alternativa A: Em 2016, o Ministério do Meio Ambiente divulgou uma avaliação preliminar do governo brasileiro sobre a 22ª Conferência das Partes sobre Mudança do Clima (COP 22), divulgando uma meta ambiciosa de reduzir em 37% as emissões de gases do efeito estufa até 2025.

A alternativa A está correta porque, de fato, em 2016, o Brasil participou da COP 22, onde comunicou suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se com os compromissos do Acordo de Paris. Este acordo visa limitar o aquecimento global a níveis bem abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais. A meta ambiciosa de redução em 37% das emissões até 2025 mostra o comprometimento do governo brasileiro com a mitigação das mudanças climáticas.

Alternativa B: O Brasil recebeu o prêmio sustentabilidade 2017 da ONU, devido à reduzida utilização de agrotóxicos no país, apenas 2% dos alimentos in natura consumidos em território nacional estavam contaminados por resíduos de pesticidas, o que coloca o país como menor consumidor de agrotóxicos entre as 20 maiores economias do mundo.

Essa alternativa está incorreta porque, na realidade, o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, e não há registros de que tenha recebido tal prêmio da ONU em 2017.

Alternativa C: O governo estadunidense se comprometeu, na Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP23), a acabar com a produção de petróleo por fraturamento hidráulico “Fracking” até o ano de 2020.

Esta alternativa também está incorreta. Embora o fraturamento hidráulico seja uma técnica controversa, os Estados Unidos não se comprometeram a acabar com essa prática na COP23.

Alternativa D: A partir de 2016, entrou em cena um mercado voltado para a criação de projetos de redução da emissão dos gases que aceleram o processo de aquecimento do planeta como o ozônio, conhecido como crédito de carbono.

Esta alternativa está incorreta porque o crédito de carbono é voltado para a redução de emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa, e não especificamente para o ozônio.

Alternativa E: Na reunião que ficou conhecida como Rio-2002, Eco-2002 ou Cúpula da Sustentabilidade, que aconteceu 20 anos depois da primeira conferência do tipo em Estocolmo, Suécia, os países reconheceram o conceito de desenvolvimento sustentável.

Esta alternativa está incorreta porque a conferência conhecida como Rio-2002, Eco-2002 ou Cúpula da Sustentabilidade não existe. A conferência correta é a Rio-92, oficialmente conhecida como Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), que ocorreu em 1992 no Rio de Janeiro.

Resumo:

A alternativa correta é a alternativa A, que menciona corretamente a meta do Brasil de reduzir 37% das emissões de gases de efeito estufa até 2025, apresentada na COP 22 em 2016.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: A

B) O Brasil recebeu o prêmio sustentabilidade 2017 da ONU, devido à reduzida utilização de agrotóxicos no país, apenas 2% dos alimentos in natura consumidos em território nacional estavam contaminados por resíduos de pesticidas, o que coloca o país como menor consumidor de agrotóxicos entre as 20 maiores economias do mundo. (O Brasil com agrotóxicos reduzidos é uma piada, né?)

C) O governo estadunidense se comprometeu, na Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP23), a acabar com a produção de petróleo por fraturamento hidráulico “Fracking” até o ano de 2020. (A COP 23 foi em 2017 e os EUA estava sob governo do Trump, que sempre foi negacionista climático. Não faz sentido essa afirmação, ainda mais com meta tão próxima)

D) A partir de 2016, entrou em cena um mercado voltado para a criação de projetos de redução da emissão dos gases que aceleram o processo de aquecimento do planeta como o ozônio, conhecido como crédito de carbono. (Pelo contrário, ameniza o processo de aquecimento)

E) Na reunião que ficou conhecida como Rio-2002, Eco-2002 ou Cúpula da Sustentabilidade, que aconteceu 20 anos depois da primeira conferência do tipo em Estocolmo, Suécia, os países reconheceram o conceito de desenvolvimento sustentável. Não existe essa reunião, e sim a ECO-92 ou RIO-92.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo