Assinale a alternativa que apresenta a definição das classes...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q588923 Administração de Recursos Materiais
Assinale a alternativa que apresenta a definição das classes A, B e C, respectivamente, para o controle de estoques.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é A.

O tema central da questão é o Controle de Estoques, especificamente a classificação ABC. Esta classificação é uma técnica de gestão de estoques que categoriza os itens com base em sua importância relativa, geralmente medida em termos de valor monetário e quantidade de itens. Essa técnica ajuda empresas a focar seus esforços de controle nos itens mais significativos.

Vamos entender um pouco mais sobre a classificação ABC:

  • Classe A: Refere-se aos itens mais valiosos, que geralmente representam uma pequena porcentagem do total de itens em estoque, mas uma grande porcentagem do valor total do estoque. Eles exigem um controle mais rigoroso.
  • Classe B: São itens de importância intermediária. Eles têm uma presença moderada em termos de quantidade e valor.
  • Classe C: Inclui itens de menor valor, que representam uma grande quantidade do inventário, mas uma pequena parte do valor total. Eles recebem menos atenção em termos de controle.

Agora, vamos justificar por que a alternativa A é a correta:

Alternativa A: 20% dos itens, 70% do valor; 30% dos itens, 20% do valor; e 50% dos itens, 10% do valor. Esta descrição se alinha de forma clássica à definição da classificação ABC. A Classe A (20% dos itens, 70% do valor) representa os itens mais valiosos, a Classe B (30% dos itens, 20% do valor) é intermediária, e a Classe C (50% dos itens, 10% do valor) compreende itens de menor valor.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa B: 10% dos itens, 60% do valor; 40% dos itens, 20% do valor; e 50% dos itens, 20% do valor. Esta divisão não é compatível com a classificação ABC tradicional, pois a distribuição de valores e quantidade não segue a lógica de concentração de valor nos itens A.

Alternativa C: 15% dos itens, 50% do valor; 45% dos itens, 25% do valor; e 40% dos itens, 25% do valor. O percentual de valor associado a cada classe não reflete a concentração típica de valor na Classe A.

Alternativa D: 25% dos itens, 50% do valor; 30% dos itens, 25% do valor; e 45% dos itens, 25% do valor. Novamente, a distribuição de valores não está alinhada com a regra clássica da classificação ABC.

Alternativa E: 30% dos itens, 45% do valor; 20% dos itens, 15% do valor; e 30% dos itens, 40% do valor. Essa distribuição não segue o padrão, pois não concentra o maior valor em uma pequena porcentagem de itens.

Portanto, a alternativa A é a única que corretamente reflete a definição da classificação ABC tradicional. Compreender esse conceito é fundamental para otimizar a gestão de estoques, garantindo o foco nos itens que mais impactam o financeiro da empresa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito A) - DIAS (2010):  A curva ABC é um importante instrumento para o administrador; ela permite identificar aqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua administração.

Após os itens terem sido ordenados pela importância relativa, as classes da curva ABC podem ser definidas das seguintes maneiras:

Classe A: Grupo de itens mais importantes que devem ser tratados com uma atenção bem especial pela administração.

Classe B: Grupo de itens em situação intermediária entre as classes A e C.

Classe C: Grupo de itens menos importantes que justificam pouca atenção por parte da administração.


Letra a

curva de experiência ABC, também conhecida como Análise de Pareto, ou Regra 80/20, é um estudo que foi desenvolvido por Joseph Moses Juran, um importante consultor da área da qualidade que identificou que 80% dos problemas são geralmente causados por 20% dos fatores. O nome “Pareto” vem de uma homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto, que em seu estudo observou que 80% da riqueza da Itália estava na mão de 20% da população. E boa parte do entendimento da Curva ABC se deve à análise desenvolvida por Pareto.

Curva ABC recebeu este nome em decorrência da metodologia utilizada, veja a explicação detalhada abaixo:

de Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total; de Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total; de Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total. Fonte:http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-e-como-funciona-a-curva-abc-analise-de-pareto-regra-80-20/
Bons estudos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo