A internação compulsória em psiquiatria caracterizase pela ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: SES-PR Prova: IBFC - 2016 - SES-PR - Psicólogo |
Q708356 Psicologia
A internação compulsória em psiquiatria caracterizase pela prática de utilizar meios ou formas legais para internar uma pessoa contra a sua vontade. Dessa forma, a internação compulsória no Brasil.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D.

Internação compulsória em psiquiatria é a prática de internar uma pessoa contra a sua vontade, utilizando meios legais para isso. No Brasil, essa prática é regulada por leis específicas e é considerada uma medida excepcional. Vejamos as justificativas para cada alternativa:

Alternativa D: Deve ser evitada, e somente realizada em casos extremos, uma vez que já tenham sido abordadas outras formas de atendimento sem sucesso.

A alternativa D está correta porque a internação compulsória é vista como um último recurso. Segundo a Lei nº 10.216/2001, conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, a internação só deve ocorrer quando outras formas de tratamento menos invasivas não forem eficazes. A prioridade é sempre dada a métodos que respeitem a autonomia e os direitos do paciente.

Alternativa A: Faz parte da política proposta pelo Ministério da Saúde conhecida como redução de danos.

A alternativa A está incorreta porque a redução de danos é uma abordagem que visa minimizar os efeitos negativos do uso de drogas sem necessariamente interromper o consumo. A internação compulsória não faz parte dessa política, que é mais voltada para intervenções educativas e de suporte social.

Alternativa B: Vem ao encontro da proposta da Reforma Psiquiátrica iniciada na década de 70 no Brasil.

A alternativa B está incorreta porque a Reforma Psiquiátrica brasileira, de fato, visa a desinstitucionalização e a reintegração dos pacientes à sociedade. A internação compulsória contraria esses princípios, pois prioriza a institucionalização.

Alternativa C: Deve ser estimulada pelos psicólogos que trabalham com dependentes químicos, uma vez que é a única opção disponível atualmente na rede de saúde mental para tirar estes indivíduos de uma situação de risco, já que pelo comprometimento gerado pelo uso crônico e indiscriminado da substância, não tem condições de fazer escolhas conscientes.

A alternativa C está incorreta porque, embora a internação possa ser uma opção em casos graves, ela não é a única solução e não deve ser estimulada como primeira opção. Existem outras abordagens terapêuticas e de suporte dentro da rede de saúde mental que devem ser consideradas antes de recorrer à internação compulsória.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 4o A internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.

Art. 6o A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.

Parágrafo único. São considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica:

I - internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário;

II - internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; e

III - internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.

(Lei 10216/2001)

d) Deve ser evitada, e somente realizada em casos extremos, uma vez que já tenham sido abordadas outras formas de atendimento sem sucesso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo