Os dispositivos públicos que oferecem às pessoas com transt...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C - Centros de convivência e cultura.
Vamos analisar o tema da questão e justificar a resposta correta, assim como as alternativas incorretas.
A questão aborda os dispositivos públicos voltados para pessoas com transtornos mentais e como esses dispositivos promovem a inclusão social, incentivando a sociabilidade, produção cultural e intervenção na comunidade. Para responder corretamente, é necessário entender o funcionamento e os objetivos de diferentes tipos de serviços de saúde mental.
Os Centros de convivência e cultura são espaços projetados especificamente para promover a inclusão social e a construção de laços sociais para pessoas com transtornos mentais. Eles oferecem atividades culturais, educativas e de lazer, que visam enriquecer a vida social e cultural dos pacientes, além de proporcionar um ambiente onde podem interagir com a comunidade de maneira saudável e construtiva.
Alternativas incorretas:
A - Programa de Volta pra Casa: Este programa tem como objetivo a reinserção social de pessoas que passaram longos períodos em internações psiquiátricas, proporcionando um auxílio financeiro para ajudar na adaptação à vida em comunidade. Apesar de importante, não se foca na construção de espaços de convivência e produção cultural de maneira direta.
B - Residências Terapêuticas: As residências terapêuticas são moradias destinadas a pessoas com transtornos mentais desinstitucionalizadas, que necessitam de um ambiente de suporte para viver de forma independente. O foco é na moradia e suporte diário, não na criação de espaços de convivência e produção cultural.
D - Hospitais-dia de Psiquiatria: Os hospitais-dia oferecem um tratamento intensivo e semi-internação para pacientes que necessitam de cuidados psiquiátricos frequentes, mas que não precisam de internação completa. O objetivo é a reabilitação e tratamento intensivo, e não a criação de espaços de convivência e produção cultural.
Portanto, os Centros de convivência e cultura são a alternativa que melhor se encaixa na descrição fornecida pela questão, sendo espaços específicos para promover sociabilidade, intervenção comunitária e inclusão de pessoas com transtornos mentais.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: c) Centros de convivência e cultura.
O Programa De Volta Para Casa dispõe sobre a regulamentação do auxílio-reabilitação psicossocial, instituído pela Lei 10.708, de 31 de julho de 2003, para assistência, acompanhamento e integração social, fora da unidade hospitalar, de pessoas acometidas de transtornos mentais, com história de longa internação psiquiátrica (com dois anos ou mais de internação).
Este Programa atende ao disposto na Lei 10.216, de 06.04.2001, que no Art. 5º, determina que os pacientes há longo tempo hospitalizados, ou para os quais se caracterize situação de grave dependência institucional, sejam objeto de política específica de alta planejada e reabilitação psicossocial assistida. http://pvc.datasus.gov.br/
O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – ou residência terapêutica ou simplesmente "moradia" – são casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não. O número de usuários pode variar desde 1 indivíduo até um pequeno grupo de no máximo 8 pessoas, que deverão contar sempre com suporte profissional sensível às demandas e necessidades de cada um. O suporte de caráter interdisciplinar (seja o CAPS de referência, seja uma equipe da atenção básica, sejam outros profissionais) deverá considerar a singularidade de cada um dos moradores, e não apenas projetos e ações baseadas no coletivo de moradores. O acompanhamento a um morador deve prosseguir, mesmo que ele mude de endereço ou eventualmente seja hospitalizado. O processo de reabilitação psicossocial deve buscar de modo especial a inserção do usuário na rede de serviços, organizações e relações sociais da comunidade. Ou seja, a inserção em um SRT é o início de longo processo de reabilitação que deverá buscar a progressiva inclusão social do morador.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/120.pdf
As residências terapêuticas tbm cumprem esse papel, certo?
Gab C
Os dispositivos públicos que oferecem às pessoas com transtornos mentais espaços de sociabilidade, produção cultural e intervenção na cidade através da construção de espaços de convívio e sustentação das diferenças na comunidade, facilitando a construção de laços sociais e a inclusão das pessoas com transtornos mentais
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo