Sobre o uso das vírgulas no trecho “A democracia, regime em...
[...]
O mínimo, numa democracia, é ter dois lados opostos, divergentes, mas, respeitados. Porém, se eu aplicar o modelo da Ética à Política, entenderei que um lado é o bem, e o outro, o mal; e portanto, tentarei impedir “o mal” até mesmo de concorrer. Assim, foi a perseguição ao comunismo, no Brasil, mesmo quando não tínhamos uma ditadura escancarada. Assim foi a perseguição aos partidos liberais nos regimes comunistas. [...]
Há saída? O mais óbvio é: a Ética é um pré-requisito. Queremos, de todos os candidatos, que sejam honestos. Que não sejam antiéticos. E, entre os postulantes decentes, optaremos por critérios políticos. [...] É preciso grandeza de espírito para sair dessa incapacidade de pensar o que desejamos construir. Porque propor a Política é formular o futuro.
(Ribeiro, Renato Janine. Filosofia. Setembro de 2012. Adaptado.)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito E.
A, B e C errados porque não se separa o sujeito do verbo.
D errada porque com a retirada das vírgulas a oração passa a ser restritiva.
Gostaria de falar a respeito do travessão, no português, travessão, parênteses e vírgula têm o mesmo significado e valor.
por isso que a letra E está correta, trocar vírgulas por travessões, é trocar 6 por meia dúzia.
Dos sinais de pontuação, o travessão é um dos mais requisitados atualmente, pelo fato de proporcionar mais clareza do que as vírgulas nas intercalações longas e maior ênfase nos destaques. Travessões substituem e são substituíveis por dois-pontos, parênteses ou duas vírgulas, dependendo do caso.
Emprega-se o travessão duplo para isolar orações intercaladas, assinalar (no meio do período) uma reflexão ou esclarecimento, um comentário à margem, ou para destacar, enfaticamente, uma palavra ou frase num contexto:
Um dos programas – monótono – foi sobre a merenda escolar.
Em 83 e 84 – como todos se recordam – houve grandes enchentes em Santa Catarina.
O empréstimo também sofreu o atropelamento – compreensível, eu entendo – do tal plano.
É importante dizer que a preocupação – aliás meritória – é com a qualificação do produtor.
As igrejas florentinas, inclusive a catedral – duomo – Santa Maria del Fiore, ecoam alguma coisa de San Miniato, o que é muito natural, porque não houve arquiteto entre os grandes que fizeram Florença – Arnolfo di Cambio, Brunelleschi, Alberti, Michelozzo – que conseguisse escapar à forte influência daquela obra-prima.
Quando a interrupção é muito longa, dentro da qual já existam vírgulas, prefere-se usar o travessão duplo em vez de mais duas vírgulas. A frase acima é exemplo disso. Também numa enumeração explicativa (relação de vários itens), os travessões darão a clareza que as vírgulas não propiciam, como se constata abaixo:
O movimento geral das disciplinas de comunicação – informática, marketing, design, publicidade – apoderou-se da palavraconceito e a transformou em mercadoria.
É preciso que os três elos dessa corrente – governo, funcionários e população – estejam unidos na campanha.
vírgulas
parenteses
travessão
só errando as questões de pontuação...banca fdp!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo