No desenho de perspectivas isométricas, são utilizados como ...
No desenho de perspectivas isométricas, são utilizados como base 3 eixos, indicados na figura 2 a seguir pelas letras X, Y e Z, sendo que os eixos X e Y formam com a linha H ângulos de 30º e são utilizados para representar o comprimento e a largura dos objetos, além do o eixo Z, que forma com essa mesma linha H um ângulo de 90º e é, por sua vez, utilizado para a representação das alturas dos objetos.
Dessa forma, é possível, então, a partir de elementos e medidas obtidas a partir de vistas de um desenho bidimensional (figura 1), representar objetos e / ou ambientes de forma a dar uma aparência tridimensional.
Considerando as características das representações em vista e o desenho isométrico, apresentados por essas figuras, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Apesar de ser indicado um coeficiente de redução para a representação de perspectivas isométricas, na prática as arestas dos desenhos isométricos de objetos que são paralelas aos eixos X, Y e Z (indicadas na figura 2 pelas letras a, b e c) são representadas em verdadeira grandeza (ainda que em escala) para facilitar a execução do desenho.
( ) Segundo MICELI e FERREIRA (2008), “para o traçado de arestas não isométricas deve-se considerar o sólido envolvente como elemento auxiliar, marcando-se os pontos extremos das linhas não isométricas e unindo-os posteriormente”. Na figura 2, pode-se verificar uma aresta desse tipo representada pela letra e.
( ) Considerando a “Vista 01”, indicada na figura 2 como sendo a vista frontal da peça representada em perspectiva isométrica na figura 1, as vistas 2 e 3 representam, respectivamente, a vista lateral esquerda e a vista inferior.
( ) As linhas “traço ponto” presentes nas vistas 2 e 3 (figura 2) indicam tanto o centro do furo quadrado presente no objeto representado quanto o eixo de simetria do mesmo desenho. As linhas tracejadas, por sua vez, presentes também nessas vistas, representam as arestas não visíveis do mesmo furo e possibilitam concluir que ele atravessa a peça de face a face.
Assinale sequência correta.