A classificação do diabetes mellitus (DM) permite o tratame...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2218924 Enfermagem
A classificação do diabetes mellitus (DM) permite o tratamento adequado e a definição de estratégias de rastreamento de comorbidades e complicações crônicas.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A classificação do diabetes mellitus (DM) permite o tratamento adequado e a definição de estratégias de rastreamento de comorbidades e complicações crônicas

A) Incorreta- A alternativa propõe que o DM tipo 1 é mais comum na população do que o DM tipo 2, estando incorreta,  Conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes, o DM2 é o tipo mais comum. 

B) Incorreta- A alternativa propõe que o DM tipo 1 é o mais comum e está frequentemente associado à obesidade e ao envelhecimento, , estando incorreta, conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes, O DM2 está frequentemente associado à obesidade e ao envelhecimento.

C) Incorreta- A alternativa propõe que o DM tipo 1 é mais comum em crianças e adolescentes e nesses casos está associado à resistência à insulina e obesidade infantil e possui início insidioso, estando incorreta, O DM2 apresenta início insidioso e é caracterizado por resistência à insulina e deficiência parcial de secreção de insulina pelas células  beta pancreáticas.

D) Incorreta- A alternativa propõe que o DM tipo 2 possui apresentação clínica abrupta, com propensão à cetose e cetoacidose, com necessidade de insulinoterapia plena desde o diagnóstico ou após curto período, estando incorreta, o DM1 é mais comum em crianças e adolescentes. Apresenta deficiência grave de insulina devido a destruição das células ß, associada à autoimunidade. A apresentação clínica é abrupta, com propensão à cetose e cetoacidose, com necessidade de insulinoterapia plena desde o diagnóstico ou após curto período.

E) Correta - Conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes, o DM2 é o tipo mais comum. Está frequentemente associado à obesidade e ao envelhecimento. Tem início insidioso e é caracterizado por resistência à insulina e deficiência parcial de secreção de insulina pelas células  beta pancreáticas, além de alterações na secreção de incretinas. Apresenta frequentemente características clínicas associadas à resistência à insulina, como acantose nigricans e hipertrigliceridemia. 

Gabarito:  Letra E


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa E é a correta porque descreve corretamente as características do Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). O DM2 tem um início insidioso, ou seja, desenvolve-se lentamente e de maneira sutil, muitas vezes sem sintomas claros. É caracterizado pela resistência à insulina, uma condição em que o corpo não responde eficientemente ao hormônio insulina, e também pela deficiência parcial de secreção de insulina pelas células ß-pancreáticas, o que significa que o pâncreas não produz insulina suficiente para atender às necessidades do corpo. Além disso, o DM2 também envolve alterações na secreção de incretinas, hormônios que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. As alternativas de A a D são incorretas porque fazem afirmações erradas ou incompletas sobre o DM1 e DM2.

o DM 1 é abrupto, causado pela destruição total das células beta do pâncreas mais comuns em crianças e adolescentes. Não está ligado a obesidade infantil.

DM2: início insidioso. associado a maus hábitos e estilo de vida sedentário. mais comum na população. Nem sempre requer uso de insulina.

LETRA E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo