No âmbito do Serviço Social, o planejamento é operacionaliz...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A - planos, programas e projetos.
No contexto do Serviço Social, o planejamento é uma ferramenta essencial que orienta a atuação dos profissionais na elaboração de intervenções sistemáticas e organizadas. Este tema é central para a atuação em políticas sociais, pois a eficiência e a eficácia das ações dependem de um planejamento bem estruturado.
### Compreensão do Tema
O planejamento no Serviço Social é o processo de sistematização das ações a partir de objetivos e metas específicos, buscando responder de forma efetiva às necessidades sociais. Este planejamento é operacionalizado através de planos, programas e projetos, que são instrumentos que permitem a organização e execução das ações de forma estratégica e articulada.
Planos são documentos abrangentes que delineiam as diretrizes gerais para uma área ou instituição. Programas são conjuntos de ações coordenadas para atingir objetivos específicos dentro do plano. Já os projetos são ações mais específicas, com tempo determinado, visando resultados concretos.
Fontes relevantes incluem a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e o Manual de Planejamento Estratégico do Serviço Social, que destacam a importância do planejamento no desenvolvimento de políticas e intervenções sociais.
### Justificativa da Alternativa Correta
A alternativa A é correta porque menciona "planos, programas e projetos", que são, de fato, as ferramentas através das quais o planejamento é materializado no Serviço Social. Elas permitem a organização, a execução e o monitoramento das ações sociais.
### Análise das Alternativas Incorretas
B - relatórios, laudos e pareceres: Embora importantes, esses documentos são mais voltados para a avaliação e comunicação dos resultados das ações e não para o planejamento em si.
C - entrevistas, visitas e questionários: Esses são métodos de coleta de dados e diagnóstico, não de planejamento.
D - atividades individuais e grupais: São formas de intervenção, mas não representam o processo de planejamento.
E - assessoria e consultoria: São serviços de apoio e orientação, mas não constituem o planejamento.
Ao interpretar questões como esta, foque em identificar palavras-chave relacionadas ao processo de planejamento no Serviço Social, e em como estes processos são estruturados para atingir os objetivos sociais de forma organizada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA A
? A planificação, no processo de planejamento, é realizada no momento em que, APÓS A TOMADA DE UM CONJUNTO DE DECISÕES, definidas em face de uma realidade determinada, inicia?se o TRABALHO DE SISTEMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES E DOS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA O ALCANCE DOS RESULTADOS PREVISTOS. Essas decisões são explicitadas, sistematizadas, interpretadas e detalhadas em documentos QUE representam GRAUS DECRESCENTES DE NÍVEIS DE DECISÃO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS.
? É POR MEIO DA PLANIFICAÇÃO QUE O PLANEJAMENTO SE REALIZA. O planejamento é operacionalizado e materializado por meio de PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS vinculados a uma ou mais áreas, setores ou políticas.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
O planejamento é operacionalizado e materializado por meio de planos, programas e projetos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo