Sobre as melhoras práticas no atendimento ao parto normal, ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D
A questão aborda as melhores práticas no atendimento ao parto normal, o que inclui procedimentos a serem seguidos e evitados durante o trabalho de parto. É essencial que os profissionais de enfermagem e obstetrícia conheçam as recomendações atuais baseadas em evidências para proporcionar um atendimento humanizado e seguro às gestantes.
Vamos analisar as alternativas:
A - A tricotomia pubiana e perineal não deve ser realizada de forma rotineira durante o trabalho de parto. Diversos estudos indicam que a prática pode aumentar o risco de infecções e não oferece benefícios claros. Portanto, essa alternativa está incorreta.
B - O enema também não é recomendado de forma rotineira durante o trabalho de parto. Assim como a tricotomia, os benefícios não superam os riscos, e a prática pode ser desconfortável para a parturiente. Logo, essa alternativa está incorreta.
C - A assistência ao parto de baixo risco não é exclusividade de médicos obstetras. Enfermeiras obstétricas e obstetrizes estão altamente capacitadas para realizar atendimentos seguros e eficazes em casos de partos normais. Portanto, essa alternativa está incorreta.
D - Esta alternativa está correta. Mulheres nulíparas ou multíparas têm o direito de escolher o local do parto, seja em Centro de Parto Normal (extra, peri ou intra-hospitalar), com apoio adequado, desde que cientes dos riscos e benefícios. Essa prática respeita a autonomia da mulher e é apoiada pelas diretrizes de humanização do parto.
E - Mulheres em trabalho de parto podem ingerir dieta leve ou líquidos se não estiverem sob efeito de opioides ou apresentarem fatores de risco iminente para anestesia geral. Portanto, essa alternativa está incorreta, pois é permissível a ingestão de dieta leve em situações adequadas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Antigamente, orientava-se lavagem intestinal (enema) antes do parto ou tão logo a mulher entrasse em trabalho de parto, justamente para se evitar a evacuação. Essa prática já caiu em desuso faz tempo e não é necessário – muito menos recomendável – fazer uso de nenhum tipo de medicação para esse fim.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo