Para estabelecer a metodologia de um levantamento topográfi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2901207 Geologia
Para estabelecer a metodologia de um levantamento topográfico, deve-se considerar a sua finalidade básica, as dimensões da área a ser levantada e o seu enquadramento (escala de desenho, equidistância de curvas de nível e densidade de pontos a serem medidos por hectare). Considerando essa informação, assinale a alternativa correta sobre o levantamento topográfico planialtimétrico.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é a A.

Para entender a questão, é importante compreender o que é um levantamento topográfico planialtimétrico. Este tipo de levantamento combina tanto as dimensões horizontais quanto verticais de uma área. Isso inclui a determinação de coordenadas planas (x, y) e a altura ou elevação (z), resultando em um mapa com curvas de nível que representam a topografia do terreno.

Na escolha da alternativa correta, considera-se a escala do desenho, a equidistância das curvas de nível (a distância vertical entre cada linha de contorno no mapa) e a densidade de pontos (número de medições por unidade de área).

Justificativa da Alternativa Correta (A): A alternativa A menciona um desenho com escala 1:5.000, uma equidistância das curvas de nível de 5 m e uma densidade mínima de 4 pontos por hectare, em áreas com declividade acima de 20%. Esta é uma configuração adequada para a escala e as condições topográficas mencionadas, uma vez que escalas maiores geralmente requerem maior equidistância e densidade de pontos para captar detalhes do relevo.

Análise das Alternativas Incorretas:

B: Para um desenho com escala 1:2.000, a equidistância das curvas de nível de 5 m é grande, considerando que escalas menores (como 1:2.000) permitem mais detalhes, logo, equidistâncias menores seriam mais apropriadas. A densidade de 10 pontos por hectare pode ser adequada, mas a equidistância não é.

C: Esta alternativa fala de uma equidistância de 2 m para uma escala 1:5.000, o que cria uma quantidade de curvas de nível muito grande, sendo desnecessário para essa escala que usualmente não requer tanto detalhe.

D: Para a escala 1:1.000, a equidistância de 1 m pode ser adequada, mas a densidade de apenas 2 pontos por hectare é baixa para representar adequadamente a topografia em uma escala tão detalhada.

E: A configuração mencionada (escala 1:5.000, equidistância 5 m) é a mesma da alternativa A, mas aqui a aplicação é para áreas com declividade de até 10%, diferente da especificação correta que é acima de 20%.

Ao resolver questões como esta, é fundamental entender o relacionamento entre escala, equidistância e densidade, e como eles se ajustam às características do terreno a ser mapeado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo