Com relação aos fundamentos de software livre, julgue os ite...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q110930 Sistemas de Informação
Com relação aos fundamentos de software livre, julgue os itens seguintes.

Um software é denominado freeware se o autor optar por oferecê-lo gratuitamente a todos, mas mantiver a sua propriedade legal, do que se conclui que ele pode impor restrições de uso a esse software.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

A questão aborda a distinção entre os conceitos de software livre e freeware. É importante notar que embora ambos possam ser disponibilizados de forma gratuita, eles representam categorias diferentes com relação às liberdades e restrições associadas ao uso, distribuição e modificação do software.

O termo freeware refere-se a softwares oferecidos gratuitamente, mas que ainda assim mantêm restrições impostas pelo autor ou detentor dos direitos. Isso significa que, apesar de não haver custo para adquirir o software, o usuário está limitado a como pode utilizá-lo, distribuí-lo ou alterá-lo, de acordo com as condições definidas pelo proprietário. Esse tipo de software não é considerado software livre, pois não necessariamente cumpre as quatro liberdades essenciais definidas pela Free Software Foundation:

  • Liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade 0).
  • Liberdade para estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
  • Liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2).
  • Liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas para outros (liberdade 3). Isso lhe permite oferecer à comunidade a chance de se beneficiar de suas alterações. Acesso ao código-fonte também é um pré-requisito para esta liberdade.

Assim, a alternativa está correta ao afirmar que um autor pode optar por oferecer seu freeware gratuitamente e ainda impor restrições de uso ao software. É uma prática comum no mundo do software onde o modelo de negócios pode se basear na oferta gratuita de um produto, mas com modelos de licenciamento que restringem de alguma forma a liberdade do usuário final.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No caso de um freeware, o código fonte não está disponível; ele é distribuído na sua forma binária (programa executável) e não pode ser modificado. Entretanto, pode ser copiado e distribuído gratuitamente.

Exemplos: plugins e leitores como Adobe Acrobat Reader e Real Player.

Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o free defreeware com o free de free software, pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre. Um programa licenciado como freeware não é necessariamente umsoftware livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições. O freeware diferencia-se do shareware, no qual o usuário deve pagar para acessar a funcionalidade completa ou tem um tempo limitado de uso gratuito.

Gabarito Certo

Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o free de freeware com o free de free software, pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre. Um programa licenciado como freeware não é necessariamente um software livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições. O freeware diferencia-se do shareware, no qual o usuário deve pagar para acessar a funcionalidade completa ou tem um tempo limitado de uso gratuito.

 

 

"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !

Freeware: é o mesmo que gratuito. Sua utilização não necessita de cobrança e todas as funções do programa podem ser acessada pelo usuário

Shareware: O software possui algumas limitações de relação ao acesso de funcionalidades ou limite de tempo de sua utilização, geralmente contado em em dias ou quantidade de execuçõe, a partir do momento em que o software é instalado. Para ter acesso a essa ferramentas bloqueadas ou usar por tempo indetermidado o usuário terá qeu pagar pelo produto

Adware: O formato de comercialização adware consistem em inserir uma publicidade no programa, de forma que o usuário é obrigado a ter contato com aquele anúncio todas as vezes que utiliza o software, a propaganta só é retirada mediante a um pagamento por parte do cliente. Softawares de conversão de formatos para serem instalados no computador do usuário, é ume exemplo.

Open Source: os programas open source, alem de serem totalmente gratuitos e sem nenhum tipo de restrição aos usuários, possuem código fonte de programação acoplados a eles. Isso significa que qualquer pessoa pode modificar as funções do software sem a necessidade de nenhum tipo de pagamento aos desenvolvedores. E se além dessas características, ainda ele permitir modificações, teremos os software livre.

Gabarito: Certo

No caso de um freeware, o código fonte não está disponível; ele é distribuído na sua forma binária (programa executável) e não pode ser modificado. Entretanto, pode ser copiado e distribuído gratuitamente.

Exemplos: plugins e leitores como Adobe Acrobat Reader e Real Player.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo