Tendo como referência esse fragmento de texto, julgue o item...
Discrepâncias estatísticas aparecem quando são registradas transações econômicas entre residentes e não residentes no balanço de pagamentos. Ao traçar uma linha imaginária sobre esses erros e emissões, é possível perceber que, acima da linha, estão as transações autônomas ou independentemente motivadas pelos bancos centrais para a condução da política monetária.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O Balanço de Pagamentos registra as transações entre residentes e não residentes de um país. O resultado do BP e dado pelo seguinte:
Assim, se traçarmos uma linha acima de Erros e Omissões, teremos todas as transações correntes e todos os movimentos autônomos de capitais (conta capital mais conta financeira).
Quando uma empresa exporta ou importa, ou mesmo quando compra um título público no exterior, por exemplo, isso não é motivado pela política monetária do Banco Central. A empresa pode exportar ou importar devido a uma alteração no imposto de exportação ou de importação (o que deriva da política fiscal), enquanto que a compra de um título público no exterior pode ocorrer devido a uma valorização cambial (que deriva da política cambial).
Gabarito do Professor: ERRADO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Que questão mal elaborada, você nem entende o que está sendo perguntado. É daquelas que a pessoa lê, relê, relê e diz "não entendi o que ele falou" hahaha
Esse linha de "Discrepâncias Estatísticas" pode ser a considerada "Erros e Omissões".
A linha imaginária tem que ser traçada entre "Erros e Omissões" e a antiga "Variações das Reservas Internacionais" (BPM5).
Acho que o examinador pegou um trecho do livro do Froyen mas não soube contextualizar
Reparemos que, traçando uma linha acima de Erros e Omissões (F), teríamos todas as transações correntes e todos os movimentos autônomos de capitais.
Não faz sentido relacionar todos estes movimentos à política monetária.
Quando um agente exporta ou importa, ou mesmo quando compra um título no exterior, isso não é motivado pela política monetária do BC.
Prof PAULO ROBERTO - TEC CONCURSOS
Não sei exatamente o que a banca quis dizer com “independentemente motivadas pelos bancos centrais para a condução da política monetária”. O fato é que isso não faz sentido algum, seja economicamente, ou mesmo gramaticalmente.
Além disso, o Balanço de Pagamento é mesmo dividido em duas partes: acima da linha e abaixo da linha. Mas essa linha é o saldo de Transações Correntes.
Sendo assim, as transações correntes, o grupo de contas acima da linha, são as que se referem à exportação e importação de bens e serviços, a conta de rendas de fatores de produção (Rendas Primárias), e as transferências correntes (Rendas Secundárias).
Abaixo da linha temos as denominadas contas de capitais, que incluem os denominados capitais autônomos e capitais compensatórios.
Dessa forma, capitais autônomos estão abaixo da linha (mais um erro da questão), e incluem os ativos não financeiros não produzidos , as transferências de capital, os investimentos diretos, os investimentos em carteira, os derivativos e outros investimentos (como empréstimos e investimentos em moeda). Recebem esse nome pois não têm por objetivo precípuo financiar o balanço de pagamentos.
Os capitais compensatórios, por outro lado, são os movimentos de capital que são precipuamente utilizados para financiar o balanço de pagamentos do país em questão, quando este é deficitário, ou do resto mundo, caso contrário.
Gabarito: Errado
Prof. Leonardo Gadelha e Celso Natale, Estratégia
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo