O autor organiza sintaticamente o período "Sem contar (...) ...
Julgue os itens a seguir, que se referem às idéias e às estruturas do
texto acima.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não tem nada de regra/exceção. O enunciado tenta confundir o candidato (aproveitando-se da vírgula após "informatiquês" e do travessão após "software"), gerando uma falsa ideia de contradição, e não de complementação, entre "inglês" e "bretão", que são, em sentido estrito (vide Dicionário Aurélio), sinônimos.
Logo, não há essa ideia de que a exceção do "mais puro inglês" seja "o inglês impuro ou degenerado"; o que predomina no período é, sim, a regra de que tanto o informatiquês quanto muitas palavras usadas cotidianamente aqui e alhures "são expressões do mais puro inglês" e, consequentemente, "têm origem no idioma bretão".
Gabarito: ERRADO.
Típica questão em que o CESPE elabora uma enunciado PROLIXO e IMBECIL e depois escolhe a resposta. Não me espantaria se o gabarito também fosse "C".
André Pereira, não acho que - nesse caso - a banca elaborou um enunciado prolixo e imbecil. Na verdade o que há é extrapolação, não há nada no texto que diga sobre o "inglês impuro/degenerado".
Não se pode dizer que o idioma "bretão" diz respeito ao "inglês impuro ou degenerado". As "muitas outras palavras advindas" do inglês às quais o texto se refere dizem respeito às palavras derivadas do inglês, e não aquelas importadas por outros idiomas exatamente como eram originalmente no inglês (como é o caso das expressões citadas do "informatiquês", que conservam sua forma original em inglês, e por isso, são descritas como "do mais puro inglês").
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo