É a segunda causa de retardo mental na infância, relaciona-s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q26364 Psiquiatria
É a segunda causa de retardo mental na infância, relaciona-se a uma causa genética autossômica dominante. Apresenta incidência de 1 em 1500 em meninos e 1 em 2000 em meninas, associa-se ao retardo mental, tanto em meninos (mais grave) quanto em meninas (mais leve) e afeta em média 1 recém-nascido em cada 2 000. Clinicamente, além do retardo mental nos meninos, está associada a um dismorfismo facial discreto, aumento do tamanho das orelhas e desenvolvimento pós-puberal de macroorquidismo. Não há dismorfismos nas mulheres afetadas. A mutação que causa a síndrome é a expansão de um microssatélite com repetições CGG na região promotora do gene FMR-1. Em indivíduos normais, esta região varia de 5 a 42 repetições. Em pacientes com a síndrome, esta região apresenta considerável expansão para mais de 200 repetições. Estas grandes expansões causam metilação da região promotora e conseqüente repressão do gene FMR-1. Uma pequena proporção de pacientes com a síndrome apresenta mutações na seqüência do gene FMR-1.

Trata-se da Síndrome
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e chegar à resposta correta:

Alternativa Correta: C - Síndrome do X-Frágil

Tema central da questão: A questão aborda a identificação de uma síndrome genética que é a segunda maior causa de retardo mental na infância, destacando suas características clínicas e genéticas. Para resolver essa questão, é necessário compreender as síndromes genéticas mais comuns e suas manifestações clínicas específicas.

Justificativa da alternativa correta:

A Síndrome do X-Frágil é uma condição genética causada pela expansão de um microssatélite com repetições CGG no gene FMR-1, como mencionado no texto. Esta expansão leva à metilação excessiva e à inativação desse gene, resultando nos sintomas descritos.

Os sintomas clínicos mencionados no texto – como o retardo mental, especialmente em meninos, dismorfismo facial discreto, aumento do tamanho das orelhas e macroorquidismo – são característicos da Síndrome do X-Frágil. A incidência mencionada no texto também está de acordo com a prevalência conhecida desta síndrome, reforçando que a resposta correta é a alternativa C.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - Síndrome de Turner: Esta síndrome cromossômica afeta apenas meninas e é caracterizada pela ausência total ou parcial de um cromossomo X. Não está associada ao macroorquidismo ou à repetição CGG, por isso não é a resposta correta.
  • B - Síndrome de Ganser: Trata-se de um distúrbio dissociativo, não genético, e geralmente não está relacionado a causas de retardo mental ou características físicas específicas descritas na questão.
  • D - Síndrome de Rett: Afeta predominantemente meninas e está relacionada a mutações no gene MECP2, com manifestações clínicas diferentes, como perda de habilidades motoras e de comunicação após um período de desenvolvimento normal.
  • E - Síndrome de Kleine-Levin: Um distúrbio neurológico raro caracterizado por episódios recorrentes de sonolência excessiva, e não está relacionado a causas genéticas autossômicas dominantes ou ao retardo mental contínuo.

Conforme analisamos, a Síndrome do X-Frágil é a única opção que atende a todas as características listadas no texto, confirmando que a alternativa C é a correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Dá para matar a questão por ser uma doença de herança autossômica dominante e mais frequente em meninos, também mais grave em meninos, com desenvolvimento pós-puberal de macroorquidismo e sem dismorfismos nas mulheres afetadas.  A Síndrome do X Frágil é a segunda maior causa de retardo mental, só perdendo para Síndrome de down. Suas características são face alongada, orelhas grandes, hipoplasia facial central, palato alto em ogiva, baixa estatura, macroorquidia, prolapso da válvula mitral, articulações frouxas, estrabismo e seu problema está nas mutações do gene FMR-1 em X q27.3. Kaplan, 2007.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo