Tendo como referência esse fragmento de texto, julgue o item...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q874405 Economia
    O Banco Central do Brasil (BC) é o responsável pelo controle da inflação no país. Ele atua para regular a quantidade de moeda na economia que permita a estabilidade de preços. Suas atividades também incluem a preocupação com a estabilidade financeira. Para isso, o BC regula e supervisiona as instituições financeiras.
Banco Central do Brasil. Internet: <www.bcb.gov.br>.

Tendo como referência esse fragmento de texto, julgue o item a seguir, relativo ao BC.


Para controlar a oferta de moeda, um dos instrumentos que o BC pode utilizar é a taxa de redesconto: ao decidir aumentar essa taxa, o BC estará incentivando os bancos a não tomar novos empréstimos junto ao BC, reduzindo o componente emprestado das reservas bancárias.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre os instrumentos de política monetária.

Por meio dos instrumentos de política monetária, o Banco Central influencia a oferta de moeda, fazendo com que ela expanda (política monetária expansiva) ou contraia (política monetária contracionista).

Um dos instrumentos que o BC utiliza para controlar a oferta monetária é a taxa de redesconto, que é a taxa pela qual o BC empresta dinheiro aos bancos comerciais (empresa dinheiro ao Banco do Brasil e ao Itaú, por exemplo).

Se o BC eleva a taxa dos empréstimos de redesconto, ele aumenta o custo de os bancos comerciais recorrerem ao redesconto.

Ou seja, o custo para pegar empréstimos junto ao Bacen está mais caro (já que a taxa de redesconto aumentou). Nesta situação, o BC incentiva bancos a não tomar novos empréstimos junto ao ele. E aí, como os bancos não pegam novos empréstimos junto ao Bacen, eles também diminuem o montante destinado para os empréstimos às pessoas físicas, o que reduz o componente emprestado das reservas bancárias. No final, a oferta monetária é reduzida.

Portanto, quando o BC aumenta o redesconto, ele pratica uma política monetária contracionista, que visa reduzir a oferta de moeda.


Gabarito do Professor: CERTO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO.

A taxa de redesconto é um mecanismo monetário que se define como o preço do empréstimo que o Banco Central concede a um banco.

Se essa taxa for baixa, os bancos sentem-se motivados a tomar emprestado da autoridade monetária. Se for elevada, o incentivo é inverso.

Na prática, no Brasil, o Bacen só empresta em momentos de dificuldade, para equacionar problemas de liquidez, e a uma taxa punitiva, para não os incentivar a recorrer à autoridade monetária. Esse instrumento enfatiza o papel que um banco central deseja ter como “banqueiro de última instância”.

 

"...por partes..." (Jack)

Para controlar a oferta de moeda, um dos instrumentos que o BC pode utilizar é a taxa de redesconto - Sim, é um dos 3 instrumentos para a execução de política monetária: operações em mercado aberto, reservas compulsórias e taxa de redesconto.

...ao decidir aumentar essa taxa, o BC estará incentivando os bancos a não tomar novos empréstimos junto ao BC - também tá correto, pq se o banco comercial paga mais taxas, ele tem menos moeda escritural para emitir.

...reduzindo o componente emprestado das reservas bancárias. - Essa parte eu confesso que fiquei em dúvida, mas faz sentido, pq se o banco tá pagando uma taxa maior, ele vai reduzir o tanto que tem em reservas bancárias para pagar o raio da taxa de redesconto.

Certo

Política monetária:

Redesconto – cheque especial para bancos

Quanto mais alta a taxa de redesconto menor o pedido do banco

 

Compulsório – alíquota do compulsório

Parte dos depósitos a vista que os bancos não podem emprestar

 

Mercado aberto – operações com títulos públicos entre o BC e o setor não bancário (público)

"reduzindo o componente emprestado das reservas bancárias." Essa parte ai forçou a amizade...

Se o BC aumenta o compulsório vão ter menos recursos a disposição dos bancos (ou pelo menos, eles estarão menos propensos a tomar recursos junto ao BC). Até ai tudo bem, depois disso não da para prever oque os bancos vão fazer. Em situações normais, com menos possibilidades de funding, eles tenderiam a emprestar menos, ou aumentar as taxas cobradas.

A grande questão é que "componente emprestado das reservas bancária" ficou muito vago. Não da para entender oque o examinador quis dizer.

Deixei em branco por achar muito mal formulada, principalmente a parte "reduzindo o componente emprestado das reservas bancárias" então existe uma parte das reservas bancárias que não é empréstimo? Seria o compulsório? O compulsório para mim é empréstimo, ainda que forçado, uma vez que não deixa de ser propriedade do banco comercial, um ativo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo