Ao se analisar um Balanço Patrimonial de uma entidade, for...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (7)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Provisão
As Provisões representam a estimativa de despesas e de perdas prováveis ( no Ativo ) pertinentes a determinado período em que incorrerem, no qual serão contabilizadas, e que serão pagas ou apuradas no próprio período ou em períodos subsequentes.
Como se observa o termo “Provisão” é freqüentemente utilizado para o reconhecimento de autênticas despesas incorridas.
Obs: Uma despesa incorre (ou ocorre) quando ela acontece, independente de ter sido paga.
As Reservas, por sua vez, dividem-se em:
a. Reservas de Capital
b. Reservas de Reavalição
c. Reservas de Lucros
As reservas, além de outras finalidades, servem para registar valores com o objetivo de compensar em exercício futuro.
Gabarito B
Gabarito B
tanto as reservas para contingências como as provisões para contingências estão alicerçadas em perdas prováveis, cujos valores são estimados pela companhia.
No entanto, as semelhanças NÃO param por aí!
Vejam que as Reservas para Contingências são constituídas com base na destinação de parte do lucro líquido do exercício. Já as provisões para contingências, ao contrário, são constituídas por meio do reconhecimento de uma despesa, reduzindo o lucro auferido pela companhia.
Além disso, as reservas para contingências são baseadas em perdas futuras, ainda por ocorrer, enquanto que as provisões são amparadas por perdas já incorridas, mas que ainda não se efetivaram.
Trata-se da diferença entre reserva para contingências e provisões.
"O Manual FIPECAFI ensina que a Provisão (CPC 25) destina-se a dar cobertura a perdas ou despesas já incorridas, mas ainda não desembolsadas e que, dentro do regime de competência, devem ser lançadas no Resultado, na constituição dessa Provisão".
"A Reserva para Contingências é, por outro lado, uma expectativa de perdas ou prejuízos ainda não incorridos; por ser possível antevê-los e por precaução e prudência empresariais, segrega-se uma parte dos lucros já existentes, não os distribuindo para suportar financeiramente o período em que o prejuízo ocorrer efetivamente. Na data em que tal prejuízo ocorrer, será reconhecido contabilmente como despesa, dentro do regime de competência".
⟹ Resolução: Diante do exposto, provisões representam despesas incorridas e reservas registram valores com o objetivo de compensar em exercícios futuros; Sendo assim, podemos eliminar as letras A, C, D e E.
Gabarito: Letra B.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo