Para analisar a profissão como parte das transformações his...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2012 - TJ-SP - Assistente Social |
Q295214 Serviço Social
Para analisar a profissão como parte das transformações históricas da sociedade presente, é necessário transpor o universo estrito do Serviço Social, para apreendê-lo na história da sociedade da qual ele é parte e expressão. O atual quadro sócio-histórico atravessa e conforma o cotidiano do exercício profissional do assistente social, afetando as suas condições de trabalho, as relações presentes no exercício profissional, assim como a vida da população usuária dos serviços sociais. A análise crítica desse quadro requer um Serviço Social que afirme a centralidade do trabalho na conformação da questão social e dos direitos sociais
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão acima faz inicialmente uma análise da profissão e dos impactos das transformações societárias e do mundo do trabalho na mesma. Ainda, ressalta que essas metamorfoses afetam também os usuários o que irá demandar dos assistentes sociais capacidade e reflexão crítica para entender quais os novos desafios impostos a eles e a classe trabalhadora. Portanto, é necessário que o profissional esteja sempre antenado às transformações da realidade, a qual é dinâmica e dialética e, assim sendo, se transforma a todo instante. A análise crítica necessita também de que este profissional esteja refletindo com base em perspectivas e pensamentos críticos. Desse modo, deve-se ter como pano de fundo para a análise da vida social, política, econômica e cultural o modo de produção capitalista que possui centralidade no trabalho. Isto é, neste modo de produção o trabalho é o que gera riqueza, a qual é acumulada pela classe dominante pelo fato de serem os donos dos meios de produção. O trabalhador apesar de livre, condição essa que é necessária no capitalismo, é livre somente para escolher para quem quer vender sua força de trabalho, pois esta é a única forma dele subsistir. É também neste modo de produção, devido a apropriação privada dos meios de produção e da riqueza socialmente produzida que é produzida e reproduzida a questão social e suas sequelas. Sendo assim, completando a última frase da questão supracitada, o Serviço Social deve sempre considerar a centralidade do trabalho e a origem da questão social e, diante disso, da necessidade de políticas sociais universais que reafirmem direitos sociais, buscando a expansão desses direitos, sua universalização, a divisão da riqueza socialmente construída, a equidade e justiça social.
Iremos agora comentar cada alternativa da questão:
a) a análise crítica da realidade compreende que mesmo que ocorra crescimento econômico-social, as expressões da questão social podem não ser minimizadas, muito menos suprimidas. É necessário a divisão da riqueza produzida.
b) os direitos sociais devem ser fundamentados numa teoria crítica que busque universalizá-los, pois seletivos, excludentes e paliativos as políticas sociais atuais já são. E não devem ser mecanicistas, mas sim analisados e refletidos.
c) a reflexão crítica não deseja garantir o status quo, o que significaria que tudo continuaria da mesma forma que antes. Pelo contrário, é necessário romper com essa sociedade e sua exploração de classe e opressão.
d) a alternativa quando expressa ordem social centralizada dá a impressão de que seria uma sociedade despótica. O Serviço Social é a favor da radicalização da democracia.
e) é a resposta correta pois busca-se a afirmação dos direitos sociais materializados em políticas sociais de caráter universal, em que todos terão acesso, garantindo plenas condições de desenvolvimento e de vida.


RESPOSTA: E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Status quo significa estado atual ou situação atual. Logo a resposta C) está errada pois o serviço social não requer responsabilidade para garantir o Status Quo. Faz críticas a essa forma de estado atual (neoliberal). B) errada. O serviço social não baseia-se em fundamentos em bases mecanicistas, na verdade, realiza severas criticas a essa prática. A) errada. O serviço social não visa o crescimento econômico-social (visão capitalista). 

O Serviço Social constitui (a partir de sua vinculação embrionária com as políticas sociais) uma engrenagem na reprodução das relações sociais e do sistema dominante; sua prática social resulta funcional à manutenção da ordem social e às rela- ções capitalistas (a exploração do trabalho, o controle social, a diminuição das lutas sociais e a acumulação de capital).
Apesar desse panorama de atuação, o ideário são politicas sociais universais, direitos de todos. E) Resposta certa.
O comentário do professor poderia ter uma referência bibliográfica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo