A microfilmagem justifica-se pelo uso múltiplo e simultâneo ...
que se seguem.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: E - errado.
Vamos discutir o tema da questão e abordar os conhecimentos necessários para entendê-la, destacando os pontos mais importantes de forma clara e objetiva.
A microfilmagem é uma técnica de conservação e armazenamento de documentos, que permite a redução do espaço físico necessário e a preservação de documentos de valor histórico ou administrativo. No entanto, é importante entender que essa técnica não permite o uso múltiplo e simultâneo de documentos de forma rápida, como sugerido na questão.
Os microfilmes são cópias em formato reduzido de documentos originais, armazenadas em rolos ou fichas de microfilme. Para acessar as informações contidas em um microfilme, é necessário utilizar um leitor específico, o que pode tornar o acesso mais lento e menos prático em comparação com outras tecnologias modernas, como a digitalização de documentos.
Portanto, a afirmação de que a microfilmagem transforma o acesso em uma atividade rápida e permite uso múltiplo e simultâneo é incorreta. Diferentemente da digitalização, que permite o acesso simultâneo por múltiplos usuários através de uma rede de computadores, a microfilmagem exige equipamentos especializados e, muitas vezes, acesso físico ao microfilme.
Conclusão: A microfilmagem não é voltada para agilizar o acesso simultâneo e múltiplo, mas sim para preservar documentos e economizar espaço físico. Assim, a alternativa correta é "Errado".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O principal objetivo da microfilmagem é servir como meio aos sistemas de informação através dos seguintes requisitos: conservação, recuperação, controle e economia, sendo a função do microfilme reproduzir e gerar informações com vistas a:
Redução: o microfilme tem alto poder de compactação, como conseqüência da redução de espaço, há também a redução do peso. A proporção de redução de espaço e de peso é da ordem de até 98%, em relação ao sistema de documentos, em forma de papel.
Segurança: obtida pelo alto poder de compactação de informações, permitindo que cópias de filmes sejam arquivadas em locais diversos assegurando a preservação da documentação, protegendo-a contra incêndios, inundações, extravios, perda, etc.
Rapidez no acesso à informação: permite o acesso instantâneo à informação desejada, diretamente no local da sua necessidade.
Rapidez no registro de dados e informações: a velocidade de registro dos modernos aparelhos de microfilmar pode atingir até 1000 documentos pequenos, por minuto, reproduzindo frente e verso do original em uma só operação.
Respondendo a pergunta abaixo:
Uso múltiplo e simultâneo são características de documentos digitais ou digitalizados e não microfilmagem.
Relativamente à digitalização, o acesso na microfilmagem ocorre de forma menos eficiente. Isto porque, na microfilmagem tradicional, o acesso é realizado de modo individual, e na digitalização o acesso é mais dinâmico e veloz devido às redes de computadores, que permitem acesso multiusuário. Isto significa que, na digitalização, um documento pode ser acessado ao mesmo tempo, de locais distintos, por várias pessoas. Para solucionar tal deficiência da microfilmagem, a instituição pode adotar uma estratégia de digitalização de microfilmes, no sentido de ampliar o acesso a tais documentos.
Abs e bons estudos a todos!
Complementando...
Acesso múltiplo, simultâneo e rápido: digitalização
Acesso individual, lento: microfilmagem
(CESPE/ME/ARQUIVISTA/2008) Uma das vantagens de conversão do suporte tradicional (papel) em microfilme é o acesso múltiplo e simultâneo que este permite. E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo