O período que tem início na linha 17 poderia ser reescrito d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q47206 Português
Imagem 001.jpg

A partir do texto ao lado, de Michael Moyer, julgue os itens a
seguir.

O período que tem início na linha 17 poderia ser reescrito da seguinte forma, sem acarretar prejuízo para a correção gramatical ou para os sentidos originais do texto: Apenas empresas estrangeiras têm capacidade tecnológica e estrutura para atender às exigências da licitação, entretanto uma de suas cláusulas estabelece a obrigatoriedade de transferência de tecnologia a empresas nacionais agregadas ao projeto do vencedor.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão cobra conhecimento sobre a utilização de CONJUNÇÕES (EMBORA, ENTRETANTO):Conjunções Coordenativas AdversativasAs conjunções coordenativas adversativas possuem a função de estabelecer uma relação de contraste entre os sentidos de dois termos ou duas orações de mesma função gramatical.São elas: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto.-----------------------------------------------------------Conjunção concessivaembora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que, apesar de que, nem que,em que, que,e, etc.Inicia uma oração subordinada em que se admite um fato contrário à ação proposta pela oração principal, mas incapaz de impedi-la.Pouco demorei, conquanto muitos fossem os agrados. É todo graça, embora as pernas não ajudem ..
Perfeito o comentário do colega acima. Em ambos as formas, podemos observar a idéia adversativa. Em uma foi utilizada a conjunção embora, em outra fora utilizada entretanto, porém o sentido do texto continuou o mesmo.

Acredito que existe incorreção em dois pontos da frase e discordo do gabarito. Julgo a questão errada e não correta. Quando não inicia o período, a conjunção "entretanto" deve vir intercalada por vírgulas. Além disso, o termo "empresas nacionais agregadas ao projeto do vencedor" está especificado e deveria ser precedido de artigo definido, o que levaria a obrigatoriedade do uso de crase "às empresas [...]".

Como uma troca de oração concessiva para adversativa não muda o sentido?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo