No que concerne às instituições e ao funcionamento do Sistem...
No que concerne às instituições e ao funcionamento do Sistema Financeiro Nacional (SFN), julgue o item que se segue.
Ao conceder empréstimos a pessoas jurídicas, o Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
cria moeda escritural.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (19)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Moeda escritural é o uso dos depósitos bancários como meio de pagamento.
moeda escritural = bco comercial
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) não tem o poder de criar moeda escritural. A criação de moeda é uma prerrogativa exclusiva do Banco Central do Brasil (BCB) e ocorre por meio da atuação do sistema bancário como um todo.
O BNDES é uma instituição financeira controlada pelo Governo Federal que tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social do país por meio do financiamento de projetos e programas. Ao conceder empréstimos a pessoas jurídicas, o BNDES apenas realiza a intermediação financeira, ou seja, capta recursos de investidores e os empresta para empresas com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e social do país. Isso não implica na criação de moeda, mas na utilização de recursos disponíveis no mercado financeiro.
Quais Instruções Financeiras criam moeda escritural?
As instituições financeiras que criam moeda escritural são os bancos comerciais, os bancos de investimento, os bancos múltiplos com carteira comercial, as caixas econômicas e as cooperativas de crédito. Quando essas instituições concedem empréstimos e realizam outras operações financeiras, elas criam depósitos em contas bancárias, que são registrados como moeda escritural. Esse processo é conhecido como multiplicação dos meios de pagamento e é regulado pelo Banco Central do Brasil.
Quem cria são os Bancos COMERCIAIS
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo