Um transtorno transitório de gravidade significativa, o qual...
Um transtorno transitório de gravidade significativa, o qual se desenvolve em um indivíduo sem qualquer outro transtorno mental aparente em resposta à excepcional estresse físico ou mental, o qual usualmente diminui dentro de horas ou dias. O estressor pode ser experiências traumáticas esmagadora envolvendo sérias ameaça à segurança ou a integridade física do paciente ou de pessoas amadas, catástrofe naturais, acidentes, assalto e etc. De acordo com as diretrizes diagnóstica (CID 10), deve haver uma conexão temporal imediata e clara entre o impacto de um estressor excepcional e o início dos sintomas. Além disso inclui os seguintes sintomas:
i. Mostram um quadro misto e em geral mutável, em adição ao estado inicial de atordoamento, depressão, ansiedade, raiva, desespero, hiperatividade e retraimento podem ser vistos, mas nenhum tipo de sintoma predomina por muito tempo.
ii. Resolvem-se rapidamente (no máximo dentro de poucas horas) naqueles casos onde remoção do ambiente estressante é possível; em casos onde o estresse continua ou não pode, por sua natureza, ser removido, os sintomas geralmente começam a diminuir depois de 24-48 horas e são usualmente mínimos após cerca de 3 dias.
Ao referido transtorno dá-se o nome de: