A respeito da economia brasileira no século XIX, da crise de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q874442 Economia

A respeito da economia brasileira no século XIX, da crise de 1929 e do pós-guerra até o Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek, julgue o item a seguir.


Um dos efeitos da depressão mundial na economia brasileira, nos anos 30 do século passado, foi a deterioração das relações de troca de produtos brasileiros no mercado internacional, isto é, o aumento nos preços dos produtos exportados e a queda nos preços dos produtos importados pelo Brasil.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Fala pessoal Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira. 

Após a quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929, foi instalada uma crise econômica. Aqui no Brasil, a crise chegou por uma queda na demanda por café, acompanhada pela queda nos preços do principal produto exportador brasileiro. 

Além disso, houve reversão do fluxo de capitais internacionais. Na década de 20, o capital estrangeiro fluía para o Brasil. Na década de 30, o capital estrangeiro saiu do Brasil, o que fez com que o balanço de pagamentos brasileiro piorasse, pois as exportações caíram, e o câmbio subisse. 

Por isso, já dá para perceber que a questão está errada. Afinal, aqui no Brasil, de fato aconteceu a deterioração nos termos de troca: houve deterioração dos preços dos produtos exportados e aumento do preço dos produtos importados (pelo aumento do câmbio). Assim, houve diminuição nos preços dos produtos exportados e aumento no preço dos produtos importados.

A questão afirma que ocorreu o contrário e, por isso, está errada. 

Após a crise, o Brasil passou a incentivar a indústria, para evitar ficar dependente apenas da agricultura.


Gabarito do Professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A deterioração das relações de troca é exatamente o inverso: aumento nos preços dos importados e redução nos preços dos exportados.

 

Resposta: ERRADO.

O conceito de deterioração dos termos de troca é o oposto: os preços dos produtos de maior valor agregado, oriundos de economias mais desenvolvidas, tende a aumentar, ao passo que os produtos de países agro-exportadores tende a diminuir, havendo um aumento da diferença na relação de preços importação/exportação, o que é a deterioração dos termos ( termos = valores totais de exp/imp) em si. Outra coisa que pode ajudar a resolver a questão: durante o PSI, iniciado no Brasil em 29, e que vai até década 70 com a substituição de produtos intermediários e de capital em Geisel ( para alguns autores o esgotamento se dá em Figueiredo, para outros no Plano Brasil Novo ), dificilmente o choque externo contribuiria para um efeito negativo, uma vez que eram mediantes esses estrangulamentos que, progressivamente, de setor para setor, a economia se industrializaria. 

Cuidado pessoal, deterioração nos termos de troca não significa, necessariamente, que o preço dos importados irá subir e os nossos exportados irão diminuir. No caso em tela, a depressão reduziu o preço dos importados e exportados, no entanto a queda foi mais abrupta nas nossas exportações em relação às importações, causando deterioração nos termos de troca mesmo com queda do preço dos importados.

Cuidados com essas respostas, meu povo... Tem coisa que não está batendo...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo