Com relação ao período de 1962 a 1984, que se refere à crise...
Com relação ao período de 1962 a 1984, que se refere à crise econômica do início da década de 60 e ao período militar, julgue o item seguinte.
As duas crises do petróleo na década de 70 do século passado
interromperam o chamado “milagre econômico” do período
1965–1973 e provocaram forte endividamento externo e crise
econômica geral, que foram enfrentados com medidas internas
restritivas, como a desvalorização do câmbio e os estímulos ao
aumento das exportações.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para combater a crise, o governo adotou diversas medidas, a exemplo da desvalorização do câmbio, o estímulo às exportações e a redução do reajuste real.
Gabarito do Professor: CERTO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Observe que, em análise econômica, não se pode considerar grandes espectros temporais na hora de nossa análise.
Podemos responder essa questão com base num raciocínio mais simplista, ou pelo conhecimento prévio da história econômica. Do mais simples para o mais difícil:
a) Via de regra, se você sabe que os dois períodos do choque do petróleo tiveram efeitos negativos (estrangulação externa, ou a crise econômica geral do item ) na economia brasileira, você sabe que uma crise nunca é respondida com uma política econômica expansiva, e sim com medidas ortodoxas de conteção, ou seja, as citadas no item: desvalorização do câmbio(que é a mesma coisa que estimulo ao aumento das exportações ) e medidas internas restritivas.
b)Um concurseiro mais experimentado poderia cair nessa questão, ao pensar no II PND e nas políticas de Delfim do período 81-84. Bom, como esse era um concurso para economista, devemos pensar que a questão exige o conhecimento detalhado. Quanto ao PND II, ele só ocorreu no ano de 74 (e mormente executado em 75 ), não podendo ser caracterizado com uma reação imediata, já que há um ano de interregno entre as políticas, e , em um ano em política econômica, muita coisa pode acontecer. Ainda assim, uma dúvida aqui pode ser justificada. Contudo em 79 o espaço para dúvidas é menor: as polítcas de maxidesvalorização delfinianas virão somente em 81, e portanto, há um espaço de dois anos entre o choque e a reação de Delfim. Reitero ainda que Delfim foi a ultima ratio regis, já que Simonsen , que era o Min Faz em 79, queria a reação restritiva ao choque, contudo, devido às pressões políticas oriundas de um regime sem qualquer legitimidade, acabou pedindo demissão.
Correto para os não assinantes.
O Milagre agora vai de 65 a 73?
Ou é mais um artifício da Cespe para confundir candidatos?
*O Milagre vai de 1968-1973 e não 1965
*Ademais, o primeiro choque do petróleo foi enfrentado como uma "fuga para frente", aumentando-se o endividamento externo e aprofundando a industrialização para os setores de bens de capital e bens intermediários. Castro e Souza em "A Economia Brasileira em Marcha Forçada" demonstram como, ao contrário dos países europeus e os EUA, o Brasil NÃO adotou medidas ortodoxas e restritivas para combater a crise no balanço de pagamentos, mas sim aprofundou o endividamento no primeiro choque. Medidas restritivas só serão adotadas no segundo choque do petróleo.
Delfin deu fim na Economia Brasileira, meu pai já dizia...hahahah
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo