De acordo com o texto,
Marajó, ilha indecisa, ora terra ora água. No inverno, platôs ficam cercados por um tapete aquático que recobre dois terços da superfície. A arte pré-cabralina deixou ali a mais bela representação de nossa arqueologia, as igaçabas: urnas cinerárias. No início do século XIX, as peças começaram a aflorar sob os cascos dos búfalos nas pastagens. Causaram admiração e motivaram seu estudo.
A civilização marajoara rivalizaria com outras civilizações ameríndias nas manifestações artísticas, como pintura corporal, modelagem de barro, cestaria, adornos de plumas. Mas o terreno de Marajó, extremamente úmido e sujeito a inundações, afogou essa identidade cultural. Restou, sobretudo, a cerâmica, em particular a ritual − as igaçabas; os traços simétricos e harmoniosos as definem como arte geométrica ou estilizada.
A prova de que os índios davam grande importância às urnas é que as enterravam em monumentais aterros. As igaçabas revelam a presença de ornamentos pessoais de belíssima feitura: vasilhames, machados de pedra e, nas urnas que continham cinzas de índias, tangas de cerâmica, únicas no mundo, e muiraquitãs.
Pesquisadores compõem pouco a pouco a história da civilização marajoara. Decifram mistérios que envolvem as relíquias da cultura que se desenvolveu durante mil anos, de 400 a 1400 de nossa era.
* muiraquitã − artefato talhado em pedra (em jade, pela cor esverdeada) ou em madeira, representando pessoas ou animais, ao qual são atribuídas qualidades sobrenaturais de amuleto.
(Heitor e Silvia Reali. Brasil. Almanaque de cultura popular. São Paulo: Andreato comunicação e cultura, n. 73, abril de 2005. p.15, adaptado)
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Para resolver essa questão, é importante focar na interpretação de texto. O objetivo é identificar a alternativa que melhor reflete as informações apresentadas no texto sobre a ilha de Marajó e sua cultura arqueológica.
Alternativa A: "os vestígios arqueológicos encontrados na ilha de Marajó testemunham a existência de uma antiga cultura, apesar das condições climáticas desse local."
O texto menciona que a ilha de Marajó possui uma rica herança arqueológica, mesmo sob condições climáticas desafiadoras, como a umidade e inundações. Ele destaca a importância dos artefatos encontrados, como as igaçabas, e a relevância histórica da civilização marajoara. Assim, esta alternativa está correta porque resume bem o conteúdo do texto.
Alternativa B: "as dificuldades de acesso à ilha de Marajó continuam impedindo um estudo mais aprofundado e rigoroso dos objetos artísticos encontrados na região."
O texto não menciona dificuldades de acesso à ilha que impeçam estudos arqueológicos. Pelo contrário, ele destaca o trabalho contínuo dos pesquisadores na compreensão da civilização marajoara. Portanto, essa alternativa está incorreta.
Alternativa C: "os pesquisadores encontram dificuldades em catalogar cientificamente os objetos, pois muitos deles se encontram destruídos pelos cascos dos búfalos."
Embora o texto mencione que peças começaram a aflorar sob os cascos dos búfalos, não indica que isso cause dificuldades significativas na catalogação dos objetos. Os pesquisadores estão, de fato, reconstruindo a história da civilização marajoara. Assim, essa alternativa não é válida.
Alternativa D: "os rituais misteriosos das tribos indígenas que habitaram a ilha de Marajó dificultam a interpretação do real significado dos objetos encontrados."
O texto não fala sobre rituais misteriosos que dificultem a interpretação dos objetos. Pelo contrário, menciona que os pesquisadores estão avançando na compreensão da história e dos artefatos marajoaras. Portanto, esta alternativa também está incorreta.
Em resumo, a alternativa A é a única que está de acordo com as informações do texto, justificando sua escolha como a correta.
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LETRA A - " A arte pré-cabralina deixou ali a mais bela representação de nossa arqueologia, as igaçabas: urnas cinerárias. No início do século XIX, as peças começaram a aflorar sob os cascos dos búfalos nas pastagens. Causaram admiração e motivaram seu estudo.
Mas o terreno de Marajó, extremamente úmido e sujeito a inundações, afogou essa identidade cultural. Restou, sobretudo, a cerâmica, em particular a ritual − as igaçabas; os traços simétricos e harmoniosos as definem como arte geométrica ou estilizada.
A prova de que os índios davam grande importância às urnas é que as enterravam em monumentais aterros. As igaçabas revelam a presença de ornamentos pessoais de belíssima feitura: vasilhames, machados de pedra e, nas urnas que continham cinzas de índias, tangas de cerâmica, únicas no mundo, e muiraquitãs.
Pesquisadores compõem pouco a pouco a história da civilização marajoara. Decifram mistérios que envolvem as relíquias da cultura que se desenvolveu durante mil anos, de 400 a 1400 de nossa era. "
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