A figura precedente ilustra um processo de elicitação e anál...
A figura precedente ilustra um processo de elicitação e análise de requisitos. Em relação a esse processo, a técnica casos de uso
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito esta errado. Não é a letra B.
Gabarito (D)
- Argumento 1
Na Seção 3.4, iremos estudar Casos de Uso, que são documentos detalhados para especificação de requisitos.
3.4 Casos de Uso
Casos de uso (use cases) são documentos textuais de especificação de requisitos. Como veremos nesta seção, eles incluem descrições mais detalhadas do que histórias de usuários. Recomenda-se que casos de uso sejam escritos na fase de Especificação de Requisitos,
https://engsoftmoderna.info/cap3.html
- Argumento 2
Segundo Ian Sommerville
Especificação de requisitos: consiste na geração de documentos formais ou informais de requisitos.
Já a utilização de casos de uso, é uma técnica que permite identificar os atores (pessoas ou outros sistemas) e descrever como se dá a interação destes atores com o sistema. Os casos de uso são documentados por um diagrama de casos de uso (UML). Cenários e casos de uso, tendo em vista que são técnicas que estão focadas em descrever as interações com o sistema, não são tão eficazes para elicitar restrições ou requisitos de negócios e não funcionais em alto nível ou para descobrir requisitos de domínio.
Fontes: livro Ian Sommerville
https://www.linkedin.com/pulse/cap%C3%ADtulo-5-guia-de-engenharia-software-para-p%C3%BAblicos-lacerda/
- Erro da D segundo o chatgpt: Parcialmente correta. Casos de uso são utilizados na especificação de requisitos para detalhar como o sistema deve funcionar, mas a principal fase em que são introduzidos é durante a descoberta de requisitos.
MINHA interpretação para marcar B: durante o processo de DEscoberta de requisitos, necessariamente há que se pensar em casos de uso, sob pena dos requisitos não atenderem propriamente as demandas.
Porém, não saberia dizer o porquê exato de tê-la marcado ao invés da D.
A técnica Casos de Uso pode ser usada em todos os processos, mas de forma mais ou menos detalhada. Ou seja, a técnica de Casos de Uso é diferente do documento de Casos de Uso. Aquela estaria mais voltada para a Descoberta de requisitos, e este, mais voltado para a Especificação de requisitos.
Os casos de uso fazem parte da fase de Elicitação de Requisitos e pertencem a atividade de Obtenção de Requisitos. Estão presentes na técnica de obtenção denominada Cenários, conforme segue:
Para auxiliar a assegurar uma cobertura ampla dos requisitos de um sistema de software, utilizam-se as seguintes técnicas:
(...)
3. Cenários
As pessoas geralmente consideram mais fácil relatar exemplos da vida real do que abstrair descrições.
Elas podem compreender e criticar um cenário de como interagiriam com um sistema de software
. Os engenheiros de requisitos podem usar as informações obtidas nessa discussão para elaborar os requisitos reais do sistema de software. Os cenários podem ser particularmente úteis para adicionar detalhes a um esboço da descrição de requisitos.
Eles são descrições de exemplos das sessões de interação. Cada cenário abrange uma ou mais interações possíveis. Diversos tipos de cenários foram desenvolvidos, cada um dos quais fornecendo diferentes tipos de informações sobre o sistema em diferentes níveis de detalhamento.
O uso de cenários para descrever requisitos é parte integrante dos métodos ágeis, como a
Extreme Programming
.
O cenário começa com um esboço da interação e, durante a elicitação, os detalhes são adicionados para criar uma descrição completa dessa interação. A elicitação baseada em cenários pode ser realizada também de informalmente. Os engenheiros de requisitos trabalham com os stakeholders para identificar cenários e captar seus detalhes em forma de textos, diagramas, imagens, eventos, casos de uso, etc.
Fonte: Prof. Diego Carvalho.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo