O Plano Nacional de Turismo – 2024-2027 destaca que, após o ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3080773 Turismo
O Plano Nacional de Turismo – 2024-2027 destaca que, após o crescimento quase ininterrupto que o turismo global experimentou durante décadas, tendo saído de 286 milhões para quase 1,5 bilhão de chegadas internacionais entre 1980 e 2019, houve uma redução drástica nas viagens internacionais em 2020, ano que registrou queda de cerca de 72,2% devido aos impactos da pandemia de Covid-19. O período pandêmico foi marcado pela perda de empregos e receitas, necessidade de medidas de segurança para conter a propagação do vírus e paralisação do setor de eventos, entre outros prejuízos inestimáveis. Apesar de, em 2023 a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado o fim da Emergência de Saúde Pública da Pandemia da Covid-19 em todo o planeta, algumas transformações experimentadas durante esse difícil momento parecem ter modificado definitivamente a atividade turística.

Entre as tendências observadas no setor, é INCORRETO afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a análise das transformações e tendências no setor de turismo após a pandemia de Covid-19, com foco no Plano Nacional de Turismo 2024-2027. Os conhecimentos necessários para resolver essa questão incluem a compreensão dos impactos da pandemia no turismo global, as adaptações tecnológicas e mudanças no comportamento dos turistas, além do desenvolvimento do turismo doméstico.

A alternativa correta é a Alternativa B.

Justificativa da Alternativa B:

A alternativa B afirma que "o número de deslocamentos internacionais ficou estagnado, mantendo-se até os dias atuais próximo aos números registrados em 2020, sem significativo aumento ou redução no volume de viajantes". Isso é incorreto porque, após o impacto inicial da pandemia, houve uma retomada gradual nas viagens internacionais, especialmente após a declaração da OMS em 2023 sobre o fim da Emergência de Saúde Pública. Assim, o volume de viajantes não permaneceu estagnado nos níveis de 2020.

Análise das alternativas incorretas:

A - Adaptação tecnológica: Esta alternativa está correta, pois a pandemia impulsionou o consumo online e transformou a maneira como as viagens são planejadas e compradas, com maior uso de ferramentas digitais.

C - Comportamento dos turistas: Esta afirmação está correta. Durante e após a pandemia, muitos turistas passaram a priorizar viagens domésticas e próximas, evitando longos deslocamentos e possíveis riscos associados a viagens internacionais.

D - Sustentabilidade e destinos locais: Esta alternativa também está correta. A pandemia trouxe um maior interesse por viagens que evitam aglomerações e promovem a sustentabilidade, favorecendo o desenvolvimento de destinos locais.

E - Turismo doméstico: Esta afirmação é correta. A crise sanitária incentivou o desenvolvimento do turismo doméstico, especialmente em destinos no interior, com um foco renovado em questões ambientais e comunitárias.

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer a questão. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo