No texto, o autor utiliza a palavra “provavelmente”. Assina...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1685491 Português
Por volta de 1500 a. C., de certa forma a China estava atrasada em relação à população dos vales dos rios do Oriente Médio em organização política, na arte da produção de metais, na escrita e, provavelmente, na agricultura e na astronomia. Contudo, como fabricantes de cerâmica em fornos, a China e o Japão estavam muito avançados. Essa habilidade com o fogo abriu caminho para avanços na metalurgia. A fundição do bronze tornou-se uma especialidade dos chineses, e suas carruagens de caça eram decoradas com bronze, quase como o cromo nos grandes carros americanos do pós-guerra. Em seguida, os chineses começaram a fazer ferro fundido e, por volta de 400 a. C., aprenderam a se especializar na manufatura de relhas de arado, a forte lâmina cortante que revirava o solo. A produção do alto calor necessário nos fornos era conseguida através de uma explosão vinda de foles sofisticados de dois cilindros. Alguns dos foles seriam, mais tarde, movidos pela força vinda da água que jorrava dos riachos estreitos. Nos 500 anos ou mais que antecederam o primeiro milênio cristão, os chineses foram o mais criativo dos povos dos quais se tem registro. Em metalurgia, eram imbatíveis. Na manipulação da água para irrigação, inventaram novos métodos. Na matemática e na astronomia, procuraram novos conhecimentos. Com teares, produziram seda para confeccionar belas peças de roupa. Tornaram-se hábeis em transportes puxados a animais e força humana, usando carrinhos de mão empurrados por homens, carroças e arados puxados por bois, e carruagens puxadas por cavalos. Os governantes dos maiores Estados dentro da China viviam no luxo e serviam-se de generosas parcelas da riqueza produzida pelos camponeses e artesão que trabalhavam duro. Embora muitos chineses possuíssem os próprios lotes de terra, tinham de dedicar parte de seu tempo às necessidades de seu governante, em obras públicas ou lutando em guerras locais. (BLAINEY, Geoffrey. Uma Breve História do Mundo. São Paulo: Fundamento, 2007, p. 31). 
No texto, o autor utiliza a palavra “provavelmente”. Assinale a alternativa que apresenta corretamente sua classificação gramatical:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos à análise da questão!

A alternativa correta é: B - advérbio.

No texto apresentado, o autor utiliza a palavra "provavelmente". Para classificarmos gramaticalmente essa palavra, precisamos entender o seu papel na oração.

Provavelmente é um advérbio de dúvida. Advérbios são palavras invariáveis que modificam o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, acrescentando a eles uma circunstância. No caso de "provavelmente", essa palavra expressa incerteza ou uma suposição sobre a ação do verbo "estava". Por isso, a classificação gramatical correta é advérbio.

Vamos agora entender por que as outras alternativas estão incorretas:

A - conjunção: Conjunções são palavras que ligam orações ou termos semelhantes de uma mesma oração. Exemplos: e, mas, porque. "Provavelmente" não liga orações ou termos, logo, não pode ser uma conjunção.

C - locução final: Locuções são formadas por duas ou mais palavras que atuam como uma única unidade gramatical. Uma locução final, especificamente, indica finalidade e é composta normalmente por "para que" ou "a fim de que". "Provavelmente" é uma palavra única, portanto, não é uma locução.

D - adjetivo interposto: Adjetivos são palavras que qualificam substantivos. "Provavelmente" não qualifica nenhum substantivo, e não existem adjetivos "interpostos" como uma classificação específica na gramática normativa.

E - preposição: Preposições são palavras que conectam outras palavras, estabelecendo uma relação entre elas. Exemplos incluem de, em, por, com. "Provavelmente" não estabelece uma relação entre palavras dessa forma.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Temos um advérbio de hipótese possibilidade, são eles provavelmente, possivelmente, talvez... (gab B)

Provavelmente= adv. de dúvida

gab. B

adverbio de dúvida

A conjunção: FUNÇÃO DE LIGAR OS TERMOS: SÃO ELAS COORDENATIVAS E SUBORDINATIVAS.

B advérbio. MODIFICADOR DE UM VERBO ADJETIVOU OU OUTRO ADVERBIO.TEMOS 7 TIPOS DE ADVERBIO. PROVAVELMENTE É UM ADVERBIO DE DÚVIDA.

C locução final. NÃO EXISTE. O QUE EXISTE. O QUE EXISTE É LOCUÇÕES ( é um conjunto de duas ou mais palavras que transmitem um único significado)

D adjetivo interposto. NÃO EXISTE. O QUE EXISTE É O ADJETIVO ( QUE SERVE PARA MODIFICAR UM SUBSTANTIVO ACRESCENTANDO UMA QUALIDADE)

E preposição. É A CLASSE DE PALAVRAS QUE LIGA PALAVRAS ENTRE SI. TEMOS DUAS CLASSIFICAÇÕES: AS ESSENCIAIS E A ACIDENTAIS.

Assertiva B

“provavelmente” = advérbio.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo