No que se refere ao papel do Estado e da agricultura na econ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q874457 Economia

No que se refere ao papel do Estado e da agricultura na economia brasileira, aos desequilíbrios regionais, à distribuição de renda e ao mercado de trabalho e emprego, julgue o item que se segue.


Os desequilíbrios regionais são efeitos do crescimento e da distribuição de renda desiguais. Enquanto a economia brasileira estava voltada basicamente às exportações, a distribuição regional da renda era determinada pelo tipo de produto primário exportado. Com a produção internalizada, as taxas de crescimento e distribuição regional desiguais tenderam a diminuir, em razão principalmente da descentralização de investimentos em infraestrutura realizados pelos diversos governos durante a industrialização e urbanização do país.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira. 

De fato, quando o Brasil era mais voltado para as exportações agrícolas, a distribuição regional da renda dependia do tipo de produto exportado. Assim, a demanda internacional pelo produto produzido era o grande motivador da desigualdade. Se a região centro-oeste exportasse um produto mais procurado pelo exterior, ele receberia mais renda que as demais áreas do país.

Quando o processo de industrialização do Brasil começou, aquelas regiões mais ricas tiveram condições de se desenvolver rapidamente. E justamente por isso, a industrialização foi desigual. Com os ganhos de produtividade e escala da indústria, os estados brasileiros mais ricos se destacaram ainda mais, o que aumentou a desigualdade regional.

Até hoje as regiões mais industrializadas são as regiões Sudeste e Sul, que possuem maior nível de renda, enquanto que as regiões menos industrializadas são as regiões Norte e Nordeste, que possuem menor nível de renda.


Gabarito do Professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A internalização da produção aumentou as desigualdades regionais, não diminuiu. É só pensar no grande crescimento Sudeste, especialmente a partir do governo JK, que destoava do resto do Brasil. Não houve descentralização de investimentos, mas sim concentração na região mais industrializada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo