Em Kubernetes, a funcionalidade Kube-apiserver é responsáve...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2471728 Sistemas Operacionais
Em Kubernetes, a funcionalidade Kube-apiserver é responsável por
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - permitir o balanceamento de carga e tráfego entre as instâncias.

Kubernetes é uma plataforma de orquestração de contêineres que automatiza muitas das tarefas envolvidas na implantação, gerenciamento e escalabilidade de aplicações em contêineres. Para entender melhor a questão, vamos explorar a funcionalidade do kube-apiserver e as funções das outras alternativas mencionadas.

Kube-apiserver é o componente central do Kubernetes que expõe a API do Kubernetes. Ele é responsável por:

  • Gerenciar pedidos e interações entre os componentes.
  • Autenticação e autorização de solicitações.
  • Servir como a interface principal para todas as operações do Kubernetes.
  • Prover o ponto de entrada para o gerenciamento do cluster Kubernetes.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa A está correta porque o kube-apiserver é crucial para permitir o balanceamento de carga e tráfego entre as instâncias. Ele atua como um gateway para todas as modificações no estado do cluster. Como ponto central, ele pode distribuir as cargas de trabalho de maneira eficiente e balanceada, garantindo que não haja sobrecarga em um único nó.

Analisando as outras alternativas:

B - viabilizar a comunicação em rede dos pods: Isso é responsabilidade do CNI (Container Network Interface) e não do kube-apiserver.

C - atribuir os nós para executar os pods: Essa é uma função do kube-scheduler, que decide em qual nó um pod será executado.

D - armazenar dados relacionados ao cluster: Essa é a função do etcd, que é o banco de dados chave-valor utilizado pelo Kubernetes para armazenar todos os dados de configuração do cluster.

E - executar os processos do controlador: Essa função é realizada pelo kube-controller-manager, que gerencia os controladores no Kubernetes.

Espero que essa explicação tenha esclarecido a função do kube-apiserver e o ajudado a entender porque a alternativa A é a correta. Se precisar de mais alguma ajuda ou tiver outras dúvidas, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O servidor da API é um componente da  do Kubernetes que expõe a API do Kubernetes. O servidor da API é o front end para a camada de gerenciamento do Kubernetes.

A principal implementação de um servidor de API do Kubernetes é o kube-apiserver. O kube-apiserver foi projetado para ser escalonado horizontalmente — ou seja, ele pode ser escalonado com a criação de mais instâncias. Você pode executar várias instâncias do kube-apiserver e distribuir o tráfego entre essas instâncias.

Resumo das Responsabilidades do Kube-apiserver:

Interface de Comunicação: Ponto de acesso principal para todos os componentes e usuários interagirem com o cluster.

Segurança: Gerencia a autenticação, autorização e validação de todas as requisições.

Gestão de Recursos: Processa operações CRUD para todos os recursos do Kubernetes.

Coordenação: Mantém e gerencia o estado desejado do cluster.

Escalabilidade e Disponibilidade: Suporta alta disponibilidade e escalabilidade.

Extensibilidade: Facilita a integração de APIs adicionais.

Portanto, o Kube-apiserver é o coração do plano de controle do Kubernetes, desempenhando um papel fundamental na gestão e operação do cluster.

Questão mal feita. O api server é o frontend do plano de controle. Ele fornece uma api Restful para comunicação entre os nós. A grande responsabilidade do plano de controle é gerir os dados sobre o cluster - gerenciamento dos objetos do ambiente de execução.

Dessa forma, está muito mais para c do que a a. Eu acho que eles traduziram errado a referência do kube-apiserver em que diz que se pode escalá-lo horizontalmente com a inclusão de mais nós.

O **kube-apiserver** não é diretamente responsável pelo balanceamento de carga no Kubernetes. Em vez disso, ele atua como o ponto central de controle e gerenciamento do cluster. Os componentes principais responsáveis ​​pelo balanceamento de carga no Kubernetes são: 1. **kube-proxy**: - Gerenciar o balanceamento de carga de rede em cada nó do cluster. Ele cria regras de iptables ou usa outras técnicas de proxy para rotear ou tráfego de rede para os Pods corretos que atendem a um Serviço. 2.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo