A Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR) é co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q386515 Governança de TI
A Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR) é compatível com o CMMIDEV, ou seja, existem áreas de processos do CMMIDEV correspondentes a processos do MPS.BR. No entanto, existem processos do modelo MPS.BR que não têm área de processo correspondente no CMMIDEV. Com relação a essas informações, assinale a opção em que são apresentados dois processos do MPS.BR que não possuam correspondente no CMMIDEV.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Alternativa C

A Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR) é um modelo de referência para melhoria de processos de software que se baseia e é compatível com o CMMI-DEV (Capability Maturity Model Integration para Desenvolvimento). O CMMI-DEV é amplamente utilizado mundialmente para avaliar e melhorar processos de desenvolvimento de software, e ambos os modelos compartilham muitas áreas de processos semelhantes. No entanto, existem processos no modelo MPS.BR que não têm uma área de processo correspondente no CMMI-DEV.

Vamos analisar as alternativas:

Alternativa C (Correta): Desenvolvimento para reutilização e gerência de portfólio de projetos são dois processos do MPS.BR que não possuem uma área de processo correspondente no CMMI-DEV. O desenvolvimento para reutilização trata da criação e manutenção de componentes de software reutilizáveis, enquanto a gerência de portfólio de projetos envolve a seleção, priorização e gerenciamento de um conjunto de projetos para atingir objetivos estratégicos. Esses focos não estão contemplados diretamente nas áreas de processo do CMMI-DEV.

Alternativa A: Avaliação e melhoria do processo organizacional e planejamento de projeto têm correspondentes no CMMI-DEV. A avaliação e melhoria do processo organizacional correspondem à área de processo Organizational Process Focus (OPF) e o planejamento de projeto está coberto pela área de processo Project Planning (PP).

Alternativa B: Análise e resolução de causas e gerência do desempenho organizacional também têm correspondentes no CMMI-DEV. A análise e resolução de causas correspondem à área de processo Causal Analysis and Resolution (CAR) e a gerência do desempenho organizacional está contemplada por Organizational Process Performance (OPP).

Alternativa D: Gerência de reutilização e desempenho dos processos da organização têm equivalentes no CMMI-DEV. A gerência de reutilização está parcialmente coberta por práticas em várias áreas de processo, como Technical Solution (TS), e o desempenho dos processos da organização se relaciona com Organizational Process Performance (OPP).

Alternativa E: Projeto e construção do produto e solução técnica também têm correspondentes no CMMI-DEV. Projeto e construção do produto podem ser mapeados para Technical Solution (TS) e outras áreas de engenharia, enquanto a solução técnica é especificamente abordada em Technical Solution (TS).

Assim, a alternativa correta é a Alternativa C, pois os processos mencionados não possuem áreas de processo correspondentes no CMMI-DEV.

Espero que esta explicação tenha tornado mais claro para você as diferenças e correspondências entre os modelos MPS.BR e CMMI-DEV. Qualquer dúvida, estou à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segue link para pdf tratando do assunto.

"http://www.unicerp.edu.br/images/revistascientificas/3%20-%20CMMI%20e%20MPS.BR%20Um%20Estudo%20Comparativo1.pdf"

Nesta questão não precisa saber os processo do CMMIDEV para responder.  Para aqueles que estudaram apenas o MR-MPS-SW basta saber os processo do MPS.BR que você responde.

Vou colocar em negrito apenas os processos que compõem o MR-MPS-SW

a) avaliação e melhoria do processo organizacional (Nível E) e planejamento de projeto  b) análise e resolução de causas e gerência do desempenho organizacional

c) desenvolvimento para reutilização (Nível C) e gerência de portfólio de projetos (Nível - F)

d) gerência de reutilização (Nível E) e desempenho dos processos da organização  e) projeto e construção do produto (Nível D) e solução técnica
Como pode ver, apenas a letra C é que tem dois processos do MPSBR

Processos exclusivos do MPS.BR:

gerência de portfólio de projetos (Nível - F): iniciar e manter projetos que sejam necessários, suficientes e sustentáveis, de forma a atender os objetivos estratégicos da organização.

 

gerência de recursos humanos (Nível E, mais genérico que o processo "Treinamento Organizacional" do CMMI): prover a organização e os projetos com os recursos humanos necessários e manter suas competências adequadas às necessidades do negócio.

"Inclui os requisitos da área de processo Treinamento Organizacional, mas tem requisitos relacionados à Aquisição de Pessoal e Gerência de Conhecimento que não estão presentes na área Treinamento Organizacional do CMMI." (ver fonte 2)

 

gerência de reutilização (Nível E): gerenciar o ciclo de vida dos ativos reutilizáveis

 

desenvolvimento para reutilização (Nível C): identificar oportunidades de reutilização sistemática de ativos na organização e, se possível, estabelecer um programa de reutilização para desenvolver ativos a partir de engenharia de domínios de aplicação.

 

Fonte 1: MPS.BR, Guia Geral 

Fonte 2: http://www.softex.br/faqs-item/equivalencia-mr-mps-e-cmmi/

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo