O uso de certas formas verbais tende a revelar uma preocupaç...
O uso de certas formas verbais tende a revelar uma preocupação com o conteúdo, com as situações e com a necessidade de descrevê-las, mais do que narrá-las. (...) É interessante lembrar que muitas vezes ocorre uma utilização inadequada ou até viciosa de certos tempos ou formas verbais (VARGAS, 2011). O gerundismo é uma dessas formas. É muito comum ouvirmos frases como as seguintes:
Um minuto, que eu vou estar verificando seu cadastro.
Vou estar transferindo sua ligação.
Vamos estar encaminhando sua solicitação.
Esse uso pode ser atribuído:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA D
→ Um minuto, que eu vou estar verificando seu cadastro. Vou estar transferindo sua ligação. Vamos estar encaminhando sua solicitação.
→ a famosa transferência da responsabilidade, usa o gerúndio para demonstrar uma ação que está em andamento, andamento até chegar a quem tenha algum poder para decidir.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻
Misericórdia!!!
Entendo que tanto a "A" quanto a "C" estão corretas.
JULIANO, ISSO NÃO É NECESSIDADE, MUITO MENOS GENTILEZA. GAB D
E como é que eu sei se quem adotou essa estratégia não tem poder de decisão?
Nesse caso, trata-se do uso inadequado do gerúndio. Um vício de linguagem que se alastrou de modo tão corriqueiro e insistente que até já virou piada. Então, se você usa expressões como: "Vou estar pesquisando seu caso." "Vou estar completando sua ligação". Mude imediatamente sua fala para: "Vou pesquisar seu caso." "Vou completar sua ligação." Note que, nos dois casos, você passa a usar somente duas formas verbais ("vou" + "pesquisar" ou "vou" + "completar") no lugar de três. Além disso, a ideia temporal a ser transmitida é a de futuro e não de presente em curso...
Questao mal formulada...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo